Ela ainda nem estreou no Brasil, mas a nova Honda CB1000 Hornet já está passando por uma massiva campanha de Recall em vários lugares do planeta. O problema acontece no coração do motor: pistões com especificações fora do padrão podem fazer o motor quebrar.

Depois de ser revelada ao mundo no final de 2023, a CB1000 Hornet demorou quase um ano até efetivamente chegar às concessionárias europeias e norte-americanas devido a atrasos não esclarecidos na sua produção. As motos finalmente começaram a ganhar as ruas em 2025.
E foi justamente os primeiros clientes que notaram o problema. Um consumo excessivamente alto de óleo em uma moto zero-quilômetro. Os relatos chegaram às concessionárias, que os repassaram para a própria Honda que, por sua vez, iniciou uma investigação.
O problema está relacionado a uma possível falta de lubrificação que pode levar ao travamento do mancal da biela no motor. Acredita-se que esteja relacionado com os anéis e as especificações do pistão – o que poderá resultar na entrada de óleo na câmara de combustão, um problema já visto na antiga CBR600RR.
Este motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cc refrigerado a líquido é derivado da Honda CBR1000RR Fireblade de 2017. A CB1000 Hornet padrão produz 149,7 cv a 11.000 rpm, enquanto a versão SP atinge 155 cv. Teoricamente é um propulsor de resistência comprovada e que trabalha menos estressado que na Fireblade, por isso a falha é estranha.

A Honda da América do Norte notificou sua rede de concessionárias sobre esse problema em 12 de dezembro de 2025. Desde então, relatos semelhants também já foram noticiados na Alemanha, no Reino Unido e na Índia. Não se sabe claramente quantas unidades foram afetadas.
A Honda disse o proprietário pode continuar a pilotar sua motocicleta, verificando regularmente o nível de óleo. Se o nível ficar excessivamente baixo, pode resultar em redução da pressão do óleo dentro do motor e causar o travamento ou a quebra da biela, além de potencialmente travar a roda traseira.
Por isso eles estão instruindo os proprietários a agendar, o mais rápido possível, uma visita inicial à concessionária para inspeção da unidade, independentemente do nível de óleo. Uma carta mais detalhada será enviada pessoalmente à eles até meados de fevereiro de 2026.
A Honda do Brasil anunciou a chegada da CB1000 Hornet ao país em um evento em outubro de 2025. Não sabemos se a produção na fábrica da marca em Manaus já começou, mas se não, seria até benéfico. A falha pode ser corrigida antes da necessidade de um Recall em nosso país.
