A Harley-Davidson dos EUA está chamando os proprietários do modelo Sportster S entre 2021 a 2026 a comparecerem às concessionárias para prevenir um problema de rachaduras nas mesas superiores da suspensão dianteira. Um problema que deveria ter sido solucionado em um Recall anterior.

O problema foi identificado pela primeira vez em setembro de 2024, depois que um cliente notou uma rachadura na mesa superior da suspensão dianteira enquanto lavava uma Sportster S. A Harley-Davidson iniciou uma investigação, incluindo análises de engenharia e de materiais, com testes em laboratório sob diferentes condições de carga.
A fabricante norte-americana, então, iniciou o primeiro Recall em 3 de setembro de 2025, abrangendo 8.424 unidades da Sportster S. Até então, a empresa havia recebido seis solicitações de garantia e um relato de acidente com ferimentos leves que podem estar relacionados ao problema.
Mas o kit de reparo do primeiro recall pode ter sido enviado com a mesa superior original defeituosa. Em 19 de dezembro de 2025, uma concessionária identificou problemas em um desses kits. A Harley-Davidson suspendeu, então, o envio dos kits de Recall e começou a inspecionar seu estoque.
Foi assim que a empresa descobriu que alguns kits continham a peça errada, enquanto outros incluíam as peças “corrigidas” com anomalias de fundição. O fornecedor de componentes, a Wanfeng Magnesium Technology, de Weihai, China, é responsável pela fundição e envio das mesas superiores da suspensão dianteira.
Antes de você começar a se perguntar sobre essa empresa, Wanfeng também é parceira de grandes fabricantes de automóveis, como Audi, BMW e outras marcas americanas como Ford e o grupo Stellantis. 8.498 motocicletas (presumivelmente o lote original do Recall anterior, mais 74 novos modelos de 2026), além de 1.002 kits estão envolvidos.
A Harley-Davidson iniciou o segundo Recall nas concessionárias americanas e canadenses em 2 de fevereiro de 2026. Elas irão inspecionar seus estoques e todos os modelos Sportster S recolhidos em busca da mesa superior tripla desatualizada ou sinais de anomalias de fundição, e substituí-los por peças corrigidas, gratuitamente.
Mais uma vez vemos um Recall para corrigir um problema que já deveria ter sido resolvido em um Recall anterior. Uma tendência preoupante, já que o mesmo aconteceu recentemente com a Kawasaki Ninja ZX-6R e com a Ducati Panigale V4/Streetfighter V4, com ambos os fabricantes emitindo uma segunda chamada para o mesmo problema.
