A Ducati da América do Norte está fazendo nos EUA um recall com as Panigale V4 e Streetfighter V4. Os modelos 2025 estão sendo novamente recolhidos devido a uma possível falha no freio traseiro, o que agora também inclui os 2026.

De acordo com a Agência Nacional de Segurança Rodoviária dos Estados Unidos (NHTSA), um trecho da mangueira de freio que conecta a pinça de freio traseira à unidade de controle do sistema de freios aviantibloqueio (ABS) pode ficar danificada pelo calor excessivo proveniente do sistema de escapamento.
Superaquecida, a mangueira pode vazar o fluído hidráulico para o freio traseiro, resultando em perda repentina da frenagem da roda traseira, o que naturalmente aumentando o risco de acidente. O primeiro caso de mau funcionamento foi relatado à Ducati em outubro de 2024.
Uma investigação foi aberta e, em janeiro de 2025, a Ducati lançou uma campanha de recall após receber um total de quatro relatos. Os modelos receberam um novo protetor térmico projetado para proteger a mangueira do freio traseiro do calor intenso do escapamento da superbike.
Aparentemente, a correção foi insuficiente, resultando neste segundo recall, que inclui os modelos de 2026. Nesse mês, a investigação da Ducati concluiu que o problema era causado pela combinação do calor do escapamento e da alta pressão dentro da mangueira devido à aplicação do freio traseiro.
Em resposta, a Ducati projetou um novo protetor térmico, maior. As concessionárias norte-americanas o instalarão gratuitamente, incluindo àquelas que já passaram pelo recall anterior. A campanha afeta tanto a versão básica quanto a versão S da Panigale V4 e da Streetfighter V4, abrangendo um total de 1.440 motocicletas.
A Ducati começou a notificar as concessionárias nos EUA esta semana e a previsão é de que as cartas aos proprietários comecem a ser enviadas em março. Como podemos dizer que se trata de uma falha de projeto, a tendência é de que as unidades à venda na Europa e em outras partes do mundo (incluindo o Brasil) também sejam recolhidas.
