Pela segunda vez esse ano, a Kawasaki dos EUA está chamando os proprietários da Ninja ZX-6R às concessionárias para uma inspeção. E o novo Recall inclui também os modelos 2026.

Em junho, os modelos 2024 e 2025 da supersport média passaram por um Recall para verificar os parafusos do virabrequim, que conectam as duas metades do bloco do motor e estariam apertados demais resultando em folga insuficiente para uma lubrificação correta. Quase 18 mil motocicletas foram chamadas.
Mas aparentemente as medidas tomadas não foram suficientes. De acordo com a documentação do novo Recall, a Kawasaki afirma que os modelos afetados podem apresentar perda de potência devido ao travamento da bucha nº 5 do virabrequim. A Kawasaki já investigava o problema desde julho de 2024, após receber um único relato na Europa.
Posteriormente, a Kawasaki começou a receber diversos outros relatos, todos provenientes dos Estados Unidos. Como os problemas pareciam estar localizados em um único mercado, a marca inicialmente descartou falhas de projeto ou processo de fabricação e começou a investigar se o problema era causado por modificações feitas por terceiros.
Essa hipótese só foi descartada em maio de 2025, quando a Kawasaki conseguiu reproduzir o travamento da bucha nº 5 do virabrequim em um motor original. Foi constatado que os parafusos que fixam o virabrequim estavam apertados em excesso. Uma condição surpreendente, visto que a fábrica possui procedimentos específicos para evitar que isso aconteça.
Agora, a Kawasaki instruiu as concessionárias a inspecionarem todas as unidades elegíveis e garantirem que os parafusos do virabrequim estivessem apertados com o torque correto. Quaisquer buchas anormais também deveriam ser substituídas. O recall afeta 20.301 motocicletas nos EUA, incluindo todas as versões da ZX-6R, com e sem ABS.
Além disso, a Kawasaki também afirma ter feito alterações em seu processo de fabricação para que todos os modelos produzidos após maio de 2025 tivessem os parafusos do virabrequim apertados corretamente. A motocicleta é comercializada no Brasil, na versão KRT Edition, mas até o momento não foi anunciado nenhum Recal.
