No último minuto, Andrea Iannone conseguiu formar sua própria equipe para a temporada 2026 do WorldSBK. Mesmo assim, muitas dúvidas ainda pairam no ar sobre o popular piloto italiano.

Depois de passar cinco anos afastado das pistas devido a uma punição da FIM por doping, Iannone retomou a carreira em 2024 no WorldSBK. E no principal campeonato de motos de produção, o ex-piloto de MotoGP mostrou que continua tão veloz e maniaco quanto outrora, assegurando uma vitória e alguns pódios.
Mesmo assim, a equipe GoEleven Ducati preferiu não renovar seu contrato após duas temporadas apostando no mais jovem Lorenzo Baldassarri para 2026. Iannone bateu na porte das outras equipes, especialmente de fábrica, mas não obteve resposta. Na verdade, ele não conseguiu resposta de nenhuma equipe, mesmo as particulares.
Mas o piloto de 36 anos ainda quer correr por mais alguns anos e solicitou uma vaga junto à promotora Dorna e pagou a taxa de inscrição em dia, como descobriu-se há algumas semanas. Uma equipe de um só piloto no Campeonato Mundial de Superbike custa cerca de € 1,5 milhão por temporada.
O italiano registrou a equipe como “Cainam Racing”. Pode ser o patrocínio de uma empresa, a Cainam Ventures, sediada em Manhattan, pioneira na negociação autônoma de ativos digitais. No entanto, se você observar bem, Cainam ao contrário é Maniac – o apelido de Iannone desde os tempos em que corria na Moto2.
Julho era o prazo final para encomendar as motos de 2026 à Ducati e o pagamento deveria ter sido efetuado até o final de outubro. Como nenhuma dessas coisas aconteceu, Iannone tem apenas uma opção para participar dos testes de fevereiro em Phillip Island e da abertura da temporada: alugar o equipamento da equipe de testes da Ducati.
Disposta a recuperar o título perdido nas últimas duas temporadas para a BMW, a Ducati vai estrear uma nova Panigale V4R em 2026, quase todos os recursos estão alocados para a equipe de fábrica. Apenas a Barni Racing, onde correrá o bicampeão Alvaro Bautista, terá as novas motos.
Mas, com a saída de Toprak Razgatlioglu para a MotoGP, a aposentadoria de Jonathan Rea e a iminente saída de Bautista, que fará 42 anos em 2026, o WorldSBK não pode se dar ao luxo de perder também Iannone, um piloto controverso, porém conhecido. Nas próximas semanas saberemos mais informações sobre a misteriosa “Cainam Racing”.
