As equipes do WorldSBK estão no circuito de Jerez, na Espanha, para os últimos testes coletivos do ano. Miguel Oliveira e Danilo Petrucci tiveram o seu primeiro contato com a BMW M1000RR que vão utilizar em 2026.

Oliveira e Petrucci foram contratados para substituir Toprak Razgatlioglu e Michael van der Mark, que agora será o piloto de testes da equipe alemã. Como o italiano ainda se recuperava de uma lesão no pulso e o português ainda tinha compromissos na MotoGP, nenhum dos dois pôde estrear antes.
As melhores condições climáticas prevaleceram entre 14h e 16h, com sol, céu azul e temperatura de 16 graus. Então, a maioria dos pilotos registrou seus melhores tempos de volta durante essas duas horas. Na metade do teste, às 13h, Van der Mark liderava a tabela de tempos com uma volta em 1min39s693.
Às 15h00, o piloto de fábrica da Yamaha, Andrea Locatelli, assumiu o comando com 1min38s641, ficando três quartos de segundo à frente do segundo colocado. Ninguém conseguiu uma volta mais rápida nas três horas restantes. Na corrida desse ano, a pole position recorde, 1min36s629, foi estabelecida por Nicolo Bulega (Ducati).
Por volta das 16h, quando o sol começou a se pôr, Van der Mark, reduziu a diferença para apenas 0,4 segundos. Somente Xavi Vierge (Yamaha), o piloto de testes da Bimota, Xavi Fores, Petrucci, e Stefano Manzi (Yamaha) permaneceram a menos de um segundo. Menos acostumado com o WorldSBK, Oliveira ficou em sétimo a 1s1 do líder.
Mesmo assim, em sua estreia em uma moto derivada de produção, o desempenho de Oliveira pode ser considerado muito bom. Também debutaram Jake Dixon e Somkiat Chantra, a nova dupla da Honda, em oitavo e nono lugares, respectivamente. As últimas posições ficaram com Tetsuta Nagashima (Honda), Ryan Vickers (Honda) e Jason O’Halloran (Honda).
Ao mesmo tempo, também estavam testando os pilotos e máquinas do Mundial de Supersport. Corentin Perolari (Honda) registrou o tempo de volta mais rápido, 1min42s683, comparável às voltas mais rápidas da corrida, estabelecidas por Can Öncü (Yamaha) na última etapa da temporada deste ano.




