Em 2026, a Ducati vai celebrar seus 100 anos de existência. Os preparativos estão a todo vapor nos bastidores, e um novo modelo retrô provavelmente fará parte das comemorações: a Ducati Formula 73.

A existência do modelo foi confirmada através de registros de homologação no Conselho de Emissões da Califórnia, o CARB. Ele contém duas entradas, a segunda marcada com um “T”, o que provavelmente significa que a motocicleta será montada na fábrica que a Ducati tem na Tailândia.
Os dados são bastante limitados, mas uma informação importante pode ser extraída do documento: 803. Número bastante conhecido entre os conhecedores de Ducati, indica a cilindrada em centímetros cúbicos do motor bicilíndrico desmodrômico refrigerado a ar/óleo, atualmente empregado nos modelos Scrambler.
Isso significa que o novo modelo provavelmente terá o mesmo powertrain da família Scrambler, ou seja, potência máxima de 73 cv (53,5 kW) a 8.250 rpm e torque máximo de 65 Nm. É um motor confiável, que dispensa a utilização de válvulas, marca registrada da Ducati até bem pouco tempo atrás.
Mas qual modelo será esse? Outra informação interessante extraída dos documentos é o nome “Formula 73”, que provavelmente alude aos modelos esportivos da Ducati e aos sucessos nas corridas da década de 1970. Inspirações históricas óbvias seriam a Ducati 750 Supersport ou a 750 Sport com seu motor bicilíndrico Desmo – ambas de 1973.
Ainda não se sabe se a motocicleta será uma edição limitada (100 ou 73 unidades) para ducatistas e colecionadores ou um modelo de produção regular. Mas se a produção for mesmo na Tailândia, tudo indica que trata-se de uma motocicleta mais acessível, com um preço que não é exorbitante.
Essa também provavelmente não será a única motocicleta comemorativa da Ducati em 2026. Muito presente nas redes sociais, a marca italiana certamente vai abusar da publicidade de seu centenário com seus modelos mais caros e sofisticados. Prepare-se para uma overdose de Ducati no próximo ano.
