Assim como a KTM, a Honda também está pronta para testar seu protótipo de 850cc de 2027 ainda em 2025. Vai acontecer hoje (17) no circuito de Sepang com o piloto de testes da marca, Takaaki Nakagami.

Nakagami terá uma RC213V com aerodinâmica reduzida e sem dispositivos à sua disposição na Malásia; a moto também estará equipada com pneus Pirelli. Como ainda não há um novo protótipo, essa configuração visa simular a moto de 2027 da forma mais fiel possível.
Em 2027, a MotoGP terá um novo regulamento técnico. Os motores não poderão passar de quatro cilindros e 850cc, a aerodinâmica será sensivelmente menor, assim como a eletrônica, a gasolina será 100% sintética e os pneus virão de outra fornecedora; sai de cena a Michelin e entra a Pirelli.
Em setembro deste ano, as equipes de teste das fabricantes tiveram sua primeira oportunidade de experimentar os pneus slick da Pirelli em Misano – com motos de MotoGP de 1000cc modificadas. Michele Pirro (Ducati), Augusto Fernandez (Yamaha), Dani Pedrosa (KTM), Takaaki Nakagami (Honda) e Lorenzo Savadori (Aprilia) tiveram o primeiro contato com eles.
No início de dezembro, a KTM também fez um primeiro teste com a moto de 2027, com Pol Espargaró e Dani Pedrosa no circuito de Jerez. As demais fabricantes – Ducati, Aprilia e Yamaha – também testarão seus motores de 850cc na pista pela primeira vez apenas em 2026. A data exata ainda não foi divulgada.
A Yamaha, no entanto, já colocou em corridas o rascunho inicial do seu projeto – a YZR-M1 V4, com o piloto de testes Augusto Fermandez. Embora esse protótipo ainda seja de 1000cc, os engenheiros já disseram que o de 850cc será uma versão reduzida deste.
