Foi flagrado rodando em testes um protótipo da Triumph que tem tudo para ser a próxima geração da Tiger 900, provavelmente com o motor aumentado para 950cc e outras mudanças no chassi.

O protótipo, flagrado em vias públicas no interior do sul da Europa, possui as tampas laterais do motor reformuladas, assim como o sistema de escapamento. Embora ele não esteja totalmente visível, o contorno do silenciador sugere que seu volume aumentou significativamente e que também foi posicionado mais abaixo.
Apesar disso, o aspecto robusto do propulsor de três cilindros permanece perceptível. Um indício da continuidade do uso do projeto do virabrequim, apelidado de “T-Plane” e sua ordem de ignição irregular, 1-3-2, utilizado pela fabricante britânica desde a introdução da Tiger 900 em 2019.
O radiador dividido também foi herdado do modelo antecessor, assim como os coletores do escapamento. Os engenheiros da Triumph provavelmente estão buscando níveis de emissões e de ruído mais baixos, ao mesmo tempo que não querem perder potência. Um aumento moderado no deslocamento pode acontecer novamente.
O quadro treliçado parece idêntico à primeira vista, mas a balança traseira foi revisada, resultando em uma distância entre eixos visivelmente maior. O subquadro também parece novo, com mais espaço para tanto para o piloto quanto para o passageiro. Isso deve melhorar o conforto em viagens longas.
Os freios do protótipo testado parecem ser idênticos ao modelo atual, com rodas de 19 polegadas na dianeira e de 17 polegadas na traseira. O design ainda não foi definido e o conjunto ótico dianteiro improvisado é uma clara indicação disso. Mas o para-brisa mais robusto sugere que a nova Tiger terá maior proteção aerodinâmica.
Falar da parte eletrônica é pura especulação, mas o protótipo conta com controle de cruzeiro adaptativo na dianteira e sistema de alerta de ponto cego na traseira, agora comuns nesta categoria, pelo menos como opcionais. Ainda não se sabe se a Triumph oferecerá uma transmissão automatizada no futuro. Essa moto de testes não dá indícios disso.
O estado ainda bastante rústico desse protótipo indica que levará pelo menos um ano até que a motocicleta esteja pronta para a produção em série. Então não veremos a Tiger 950 – um dos possíveis nomes – nas ruas antes de 2027, ou até depois disso.


