A Honda Racing Corporation (HRC) apresentou a sua estrutura para competir no Rali Dakar 2026, que mais uma vez acontece apenas na Arábia Saudita. O time de fábrica da marca japonesa correrá com quatro pilotos consagrados e mais uma equipe extra para dois novos talentos.

Na equipe de fábrica, os representantes da Honda serão os experientes Ricky Brabec, Tosha Schareina, Adrien Van Beveren e Skyler Howes, que buscarão recuperar o título perdido para a KTM em 2025, mesmo com os austríacos apresentando uma estrutura muito menor.
“Estamos muito perto do Dakar e todos estamos ansiosos para encarar a corrida mais importante do ano. Terminamos em alta no Marrocos com a vitória de Tosha, e isso nos motiva bastante. Os pilotos estão treinando física e mentalmente para um Dakar muito difícil”, disse o diretor da equipe, Ruben Faria.
Além da equipe de fábrica, a Honda vai levar uma espécie de “time B” para o Dakar, a “Rally2”, com a missão de representar a próxima geração de talentos do rally-raid. Eles serão o norte-americano Preston Campbell (com vitórias em eventos como o Mint 400 e o Sonora Rally) e o português Martim Ventura, vencedor de eventos como o Baja Portalegre.
“O principal objetivo para este Dakar é que eles tentem terminar entre os 5 primeiros em sua categoria e entre os 15 primeiros na classificação geral. Eles estão aprendendo muito rápido e têm o que é preciso para alcançar esse objetivo. Será um Dakar difícil, já que é o primeiro deles, mas toda a equipe está apoiando-os e os ajudará no que precisarem”, disse Faria.
O Rali Dakar 2026 começa em 3 de janeiro com o prólogo e dura duas semanas. Além deste evento, as duas equipes também vão competir em todo o campeonato World Rally-Raid Championship (W2RC), que conta com etapas em Portugal, Argentina, Marrocos e Abu Dhabi.
