Devido a uma nova e drástica medida tributária na Índia, motocicletas como a KTM 390 Duke e as Triumph de 400cc terão uma cilindrada menor no país hindu e região. O que pode acontecer também em outras partes do mundo.

Com 19 milhões de novas motocicletas vendidas anualmente até 2024, o mercado indiano é atualmente o maior do mundo, junto com a China. Nos últimos anos, com a renda per capta melhorando por lá, motocicletas premium de 400cc se tornaram imensamente populares – e tão boas que passaram a ser exportadas para o ocidente.
Mas desde setembro deste ano, o Imposto sobre Bens e Serviços (GST) está em andamento na Índia acrescentando um extra de 40% a motocicletas acima de 350cc. O que naturalmente encarece o preço final dos produtos em outros 40%. Enquanto isso, o imposto sobre motores abaixo de 350cc diminuiu de 28% para 18%.
No oriente, a tributação para motos acima de 400cc já era extremamente alta, praticamente inviabilizando modelos de 500cc para cima. É por isso que quase não se vê motos de 1000cc. Também é por isso que a Harley-Davidson desistiu de vender os seus modelos americanos na Índia. São países que precisam de produtos específicos.
Inicialmente, a Bajaj, nova proprietária da KTM, decidiu que a fabricante “absorveria” o aumento de preço da Duke 390, mantendo o preço inalterado, mas gerando um lucro significativamente menor. Mas isso deve mudar com o tempo, com um ligeiro ajuste no motor, que passaria de 398 cm³ para 349 cm³.
Diminuir a capacidade cúbica do motor é algo que pode ser feito sem mudanças profundas no motor. Trata-se de um calculo baseado no diâmetro dos pistões em relação ao seu curso. Uma ligeira redução em algum deles poderia resultar na necessária cilindrada para se enquadrar na menor tributação.
Na Triumph, a situação também parece a mesma. Em outubro, noticiamos que os ingleses (parceiros da Bajaj) também estão preparando o lançamento da Bonneville (o quarto fabricado na Índia) já com o motor originalmente de 400cc reduzido para próximo de 350cc. A novidade deve ser vista em 2026.
