Depois do lançamento extremamente bem sucedido das pequenas Triumph Speed 400 e Scrambler 400X, uma coisa é certa: vem mais por aí. E uma delas provavelmente será a Bonneville 350, que pode inaugurar também os novos motores que a marca está preparando.

Um dos (vários) golaços da Triumph nessa década foi a introdução das pequenas Speed 400 e Scramble 400X. Com um visual fielmente britânico e produção barateada graças à parceria com a Bajaj Auto, as motinhos são um verdadeiro sucesso de público e crítica no mundo inteiro.
E elas poderiam ser ainda mais baratas. Em vários países do oriente, como China, Índia e Japão, a tributação fica maior à medida em que o deslocamento volumétrico aumenta. É por isso que motocicletas médias e grandes não são tão populares nessa parte do mundo há vários anos.
Na Índia, onde são feitas as Speed 400 e Scrambler 400X, há o chamado “Imposto sobre Bens e Serviços”, que impõe um prêmio maior aos modelos de 400cc. No país hindu, essas motocicletas já são consideradas premium. Acima disso, quase inacessíveis para a maior parte da população.
É por isso que a Triumph e a Bajaj Auto já estão desenvolvendo um motor de 350cc para substituir o atual monocilíndrico de 398 cm³ que rende 40 cv a 8.000 rpm e 3,1 Nm a 6.500 rpm. Eles estão confiantes de que o novo propulsor pode produzir a mesma quantidade de potência e torque.
Um dos primeiros modelos a recebê-lo pode ser a Triumph Bonneville. De acordo com a imprensa britânica, o novo motor de 350cc está previsto para chegar já no ano que vem com o modelo mais famoso da história da marca que entraria de cabeça na briga com a Royal Enfield Classic 350 e Honda CB 350.
E realmente não é difícil imaginar uma Triumph Bonneville 350. O chassi de aço tubular, parte eletrônica e a suspensão podem perfeitamente serem transplantados da Speed 400, com as novidades se limitando ao motor, estilo e detalhes estéticos, mais voltados ao clássico do que ao esportivo.
Nenhum protótipo de uma Bonneville 350 tem sido avistado em testes, mas se a imprensa britânica estiver correta, o lançamento pode acontecer no Salão de Milão, no inicio do próximo mês, na Itália. Além desta, há a expectativa também para a chegada da Thruxton 400, que já foi espionada.