A KTM realizou um teste particular no circuito de Jerez, na Espanha, onde colocou, pela primeira vez na pista, o protótipo de MotoGP de 2027 com motor de 850cc. A motocicleta foi conduzida por Pol Espargaró e Dani Pedrosa.

O motor já estava funcionando no banco de testes da fabricante austríaca há algum tempo e os dois levaram a nova moto de 850cc para seu primeiro teste prático na quinta-feira (4). Espargaró e Pedrosa, que são pilotos de testes da KTM, não estão autorizados a tecer comentários no momento.
Mais detalhes sobre as especificações técnicas também são desconhecidos, mas a KTM compartilhou um pequeno vídeo teaser nas suas redes sociais. A moto estava com aletas de fibra de carbono preta na dianteira e na traseira o ronco emitido pelo motor é bem diferente das MotoGP atuais, de 1000cc.
Apenas Espargaró e Pedrosa podem testar os modelos de 2027 até o momento. Enquanto isso acontecia, Pedro Acosta, o piloto titular mais bem colocado na temporada de 2025, treinava em particular na quinta-feira com uma moto superesportiva de 600cc. Ele só deve testar o protótipo de 850cc no segundo semestre de 2026.
As novas regras da MotoGP entrarão em vigor em 2027. Além da redução na capacidade cúbica do motor e dos pneus, as motocicletas também terão uma redução nos apêndices aerodinâmicos e a gasolina utilizada será 100% sintética, sem ser derivada de combustíveis fósseis.
O teste é um sinal positivo de que a KTM (pelo menos a equipe) tem planos de continuar na MotoGP em 2027 e além. A cúpula da empresa, no entanto, ainda não está completamente decidida. Ainda nessa semana, o CEO da marca, Gottfried Neumeister, disse que eles estão procurando um parceiro para continuar no Mundial.
