Depois de apresentar as primeiras fotos em 24 de outubro, a Kawasaki finalmente revelou todos os detalhes e especificações técnicas da KLE 500, sua nova aventureira média, que promete ser um sucesso no exterior e no Brasil.

Como já havia sido dito na época, o motor é um bicilíndrico de 451 cm³ que entrega uma potência máxima de 45 cv a 9.000 rpm e 42,5 Nm de torque a 6.000 giros, bem dentro do limite da categoria A2 de condução europeia (até 48 cv). Além disso, uma embreagem deslizante facilita a troca de marchas na transmissão de 6 velocidades.
O quadro é treliçado de aço e a Kayaba fornece a suspensão dianteira telescópica invertida e o amortecedor traseiro com pré-carga regulável. O curso da suspensão é generoso: 210 milímetros na dianteira e 200 milímetros na traseira. Isso resulta em uma altura do assento de cerca de 87 cm, mas assentos alternativos estarão disponíveis.
A roda dianteira tem o padrão off-road esperado, 90/90-21. Na traseira, a Kawasaki optou pela medida mais moderada, 140/70-17, quando o normal é ter o aro de 18 polegadas. A ABS pode ser desativado para o uso na terra. Com um peso declarado de 194 kg, a nova motocicleta deve pesar cerca de 200 kg pronta para rodar.
O guidão largo é feito de alumínio, assim como o protetor do motor e ela vem e ela vem de série com para-brisa ajustável em três posições. Os para-lamas dianteiro e traseiro são maiores na versão SE. Essa também vem com protetores de mão, indicadores de direção em LED e um painel TFT (em vez de LCD).
Os acessórios originais para a nova Kawasaki KLE 500 e KLE 500 SE incluem cavalete central, manoplas com aquecimento, porta USB, faróis auxiliares, além de bagageiros, alforges e um baú traseiro, como os que já são disponibilizados na linha Versys X300. Estes formarão a base dos pacotes de equipamentos “Rally” e “Adventure Tourer”.
As motocicletas aventureiras médias estão vivenciando um ressurgimento de popularidade, com quase todos os fabricantes oferecendo um modelo similar – ou planejando um para 2026. A Kawasaki não é exceção e pretende atacar a concorrência com um produto maior que a Versys-X 300, porém menor (e mais barata) que a Tenéré 700, por exemplo.
Isso fica perfeitamente visível no preço anunciado, cerca de 7.000 euros para a versão standard e € 7.800 para a versão SE, já com frete incluso. Enquanto isso, a Yamaha Ténéré 700 básica custa cerca de € 11.500. As motocicletas devem chegar à rede de concessionárias europeias em março de 2026.
Kawasaki KLE 500 – Ficha Técnica
| Motor: | 2 cilindros em linha, 451 cm³, DOHC, 8 válvulas |
| Diâmetro x Curso: | 70 x 58,6 mm |
| Refrigeração: | Líquida |
| Potência máxima: | 45 cv a 9.000 rpm |
| Torque máximo: | 42,5 Nm a 6.000 rpm |
| Transmissão: | Corrente, 6 velocidades |
| Quadro: | Treliça de aço |
| Suspensão dianteira: | Garfos invertidos de 41 mm, 210 mm de curso |
| Suspensão traseira: | Amortecedor ajustável na pré-carga, 200 mm de curso |
| Freio dianteiro: | Disco de 300 mm com pinça de 2 pistões. |
| Freio traseiro: | Disco de 230 mm com pinça de 2 pistões. |
| Roda dianteira: | Raiada, com câmara, 90/90-21 |
| Roda traseira: | Raiada, com câmara, 140/70-17 |
| Distância entre-eixos: | 1510 mm |
| Altura em relação ao solo: | 173 mm |
| Altura do assento: | 861 mm |
| Capacidade do tanque: | 15,9 litros |
| Peso em ordem de marcha: | 200 kg |













