A Comissão Europeia aprovou os termos de compra da KTM, Husqvarna e GasGas pelo conglomerado indiano Bajaj Auto, que exerceu o poder de compra das marcas em maio. Agora, portanto, a propriedade dessas marcas está 100% sob controle indiano.

Quase exatamente um ano atrás, a Pierer Industrie AG, empresa controladora das marcas KTM, Husvarna e GasGas declarava insolvência em uma corte suíça. Uma junta de credores assumiu o controle delas e financiou oxigênio para que funcionassem até que um novo proprietário aparecesse.
Só que nenhum interessado apareceu. A salvação veio dos próprios parceiros da Pierer Mobility AG, o conglomerado indiano Bajaj Auto BV, que desde 2007 detinha uma participação de 48% na empresa. Em maio desse ano, eles injetaram um capital de 800 milhões de euros através de um financiamento.
Mas o acordo ainda precisava da aprovação da Comissão Europeia, o que é sempre feito para verificar se não houve ilegalidades ou monopólio desleal. Após cinco meses de análises, a comissão finalmente aprovou a compra da Bajaj, que agora detém 74,9% da Pierer Industrie AG. Esta passará a se chamar, em breve, Bajaj Auto International Holdings AG.
A composição do Conselho de Supervisão da futura Bajaj Mobility AG também mudará. Pradeep Shrivastava, Diretor Executivo da Bajaj Auto, e o advogado austríaco Dr. Wolf Gordian Hauser foram nomeados como novos membros do Conselho de Supervisão. Eles se juntam a Dinesh Thapar e Srinivasan Ravikumar, que já ocupavam seus cargos no Conselho.
“Com a Bajaj como nossa empresa controladora, agora contamos com uma especialista de peso no setor, com presença global, que trabalhou na KTM por muitos anos e, portanto, entende nosso negócio, nossa marca e nossos produtos. Os pontos fortes da Bajaj e a expertise da KTM se complementam perfeitamente. Queremos aproveitar essas sinergias para trazer a KTM de volta ao topo”, disse o CEO da KTM Gottfried Neumeister, substituto de Stefan Pierer desde fevereiro.

A aquisição da Bajaj Auto traz a tão esperada estabilidade para a KTM – tanto para seus funcionários quanto para o ecossistema de parceiros e fornecedores. “Todos eles ajudaram a empresa a superar esse período difícil. Agora, cabe a nós consolidar e reconquistar a confiança deles”, afirma Neumeister.
Embora a seja uma fabricante mundialmente reconhecida na indústria automotiva, a Bajaj Auto também é uma das cinco maiores empresas de motocicletas do mundo e a maior montadora de triciclos do planeta, com presença não apenas na Índia, mas em mais de 100 países, inclusive o Brasil, onde chegou em 2020.
A empresa emprega mais de 1.500 engenheiros em seu centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Pune, na Índia, e possui centros de design na Espanha e na Tailândia, fábricas com certificação TPM e uma unidade de produção recentemente inaugurada no Brasil.
“A reestruturação está a todo vapor. Não só estamos progredindo bem com a reestruturação e a redução de custos, como também começamos a aumentar as vendas para clientes novos e antigos. Esperamos vender um número significativamente maior de motocicletas para nossas concessionárias e importadoras no segundo semestre do ano em comparação com o ano passado”, garante Neumeister.
