A Triumph apresentou ontem (18) na Europa duas novas edições para a Street Triple 765, chamadas de RX e Moto2. Ambas reforçam ainda mais o caráter esportivo da motocicleta.

Desde que passou a contar com o motor de 765cc, a Street Triple tem ficado mais esportiva – e cara – a cada ano que passa. Motivo que provavelmente impulsionou a criação da mais acessível Trident 660 em um segmento de mercado que a Street Triple costumava ocupar.
A primeira Street Triple RX foi lançada em 2015, ainda com o motor de 675cc, e este novo modelo apresenta uma pintura prateada e vermelha muito semelhante. A edição Moto2 é limitada e naturalmente homenageia o envolvimento da Triumph no Mundial de Moto2, na qual o campeão de 2025 é o brasileiro Diogo Moreira (quem diria).
O motor segue inalterado, um três cilindros em linha de 765cc que produz 130 cv a 12.000 rpm e 8 kgf.m de torque a 9.500 rpm. Considerado que o peso em ordem de marcha é de apenas 188 kg, a relação peso/potência é muito interessante. Para deixar as acelerações mais vívidas, um quickshifter bidirecional também está presente em ambos os modelos.
Ambas também são equipadas com garfos invertidos Öhlins NIX30 totalmente ajustáveis com apenas 115 mm de curso dianteiro. Na traseira, o amortecedor Öhlins STX40 com reservatório a gás é totalmente ajustável. Pinças Brembo Stylema de quatro pistões garantem o poder de frenagem e pneus Pirelli Diablo Supercorsa V3 SP, a aderência.
Ao sentar-se, o piloto imediatamente percebe as diferenças sobre um Street Triple comum com os novos semiguidões para uma posição de pilotagem mais esportiva, sem ser agressiva demais para os pulsos. O painel TFT colorido de 5 polegadas controla um conjunto de sistemas eletrônicos sensíveis à inclinação, incluindo um modo de ABS dedicado às pistas.

A edição RX vem com seu logotipo gravado a laser na mesa superior e no escapamento – com mais detalhes da marca presentes no assento a 839 mm do solo. Mais requintada, a edição Moto2 apresenta fibra de carbono nos painéis laterais, para-lama dianteiro, protetor de motor e ponteira do escapamento.
Além disso, a Moto2 também vem com o logotipo da série de corridas gravado a laser na ponteira de escapamento e no assento do piloto. Para marcar sua exclusividade, cada unidade é numerada individualmente na mesa superior usinada. Apenas 1.000 motocicletas devem ser produzidas.
“A nova Street Triple 765 RX oferece geometria mais precisa, componentes de alta qualidade e uma especificação que a torna igualmente adequada para circuitos de estrada rápidos e para track days. A Edição Moto2 é uma celebração da nossa parceria contínua com a Moto2, que desempenhou um papel fundamental no aprimoramento do desenvolvimento de nossas motos”, disse o gerente de produtos da Triumph, Steve Sargent.
É bastante possível que as motocicletas sejam oferecidas no Brasil em algum momento futuro, já que a filial brasileira costuma deixar o seu lineup bem alinhado com o exterior. Em condições normais, eu diria que só a RX viria, mas com o título de Moreira na Moto2, abre-se uma porta até para a edição limitada!
Triumph Street Triple 765 RX





Triumph Street Triple 765 Moto2





