A Kawasaki apresentou hoje (24) a KLE 500, sua primeira trail média em muitos anos. Com ela, a marca verde pretende roubar alguns adeptos da Yamaha Ténéré 700 com uma opção mais barata e acessível.

A motocicleta é impulsionada pelo mesmo motor de dois cilindros em linha e 451 cm³ da linha Z500/Ninja 500, capaz de entregar 48 cv a a 9.000 rpm e 43 Nm de torque máximo a 6.000 rpm, ou seja, bem no limite de desempenho da categoria de condução A2 europeia, a mais cobiçada pelos motociclistas.
O quadro é do tipo treliçado de aço, como no resto da linha. A parte traseira, porém, é totalmente nova, prevista para melhor acomodar dois ocupantes e com pontos de fixação estratégicos para receber malas laterais e um baú na parte traseira, a exemplo do que já acontece na Versys 650.
As suspensões, claro, são diferentes. Garfos invertidos KYB com 210 mm de curso ocupam a parte dianteira. Na traseira, o monoamortecedor conta com 200 mm de curso. O assento está em uma posição bem alta, 860 mm em relação ao solo e haverá quatro tipos de assento disponíveis.
As rodas raiadas são típicas de uma trail, com medidas 90/90-21 na dianteira e 140/70-17 na traseira, essa um pouco menor do que o padrão talvez para manter a altura da moto aceitável. A frenagem é feita por discos dianteiros e traseiros com ABS comutável que pode ser desativado completamente.
A ergonomia foi pensada para uma pilotagem em pé e sentada, e o para-brisa, bastante alto e ereto, pode ser alternado entre três posições em movimento. O painel da versão básica é uma tela de LCD semelhante ao da Z500/Ninja 500 com conectividade com smartphone.
Embora as especificações ainda não tenham sido totalmente divulgadas, a KLE 500 deve pesar menos de 200 kg já completamente abastecida com seu tanque de combustível de 16 litros. Duas versões serão disponibilizadas: a básica e a SE, que traz piscas de LED, painel TFT, para-brisa maior, protetores de mão e protetor de cárter.
As motocicletas devem chegar aos showrooms dos concessionários europeus em março de 2026 em três opções de cores, “Pearl Storm Gray”, “Pearl Blizzard White” e “Metallic Carbon Gray/Ebony”. A Kawasaki planeja anunciar especificações técnicas completas e preços “em breve”.












