Francesco Bagnaia conquistou hoje (25) a pole position e a vitória na Sprint Race do Grande Prêmio da Malásia de MotoGP no circuito de Sepang. Retomando a velha forma, o italiano não deu chances aos rivais, Alex Márquez e Fermin Aldeguer.

Sem Marc Márquez na pista, que definitivamente não volta mais esse ano depois da séria contusão que sofreu no GP da Indonésia, chegou a hora de Bagnaia (Ducati) brilhar novamente. Mas o bicampeão de 2022 e 2023 teve uma sexta-feira difícil, onde não conseguiu entrar diretamente para o Q2.
Mas Bagnaia não estava sozinho: Luca Marini (Honda) Aldeguer (Gresini Ducati), Marco Bezzecchi (Aprilia), os representantes da KTM Brad Binder e Enea Bastianini e até o vencedor da última etapa, Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia) também tiveram que participar da repescagem de 15 minutos.
Aldeguer e Bagnaia conseguiram as vagas finais para a Ducati, que parecia em melhor forma hoje. E, como acontece com frequência, os mais rápidos do Q1 chegaram “aquecidos” para o Q2. Com apenas um pneu traseiro macio disponível, Bagnaia marcou a incrível volta de 1min57s001 e assumiu a ponta.
Os três minutos finais trouxeram ainda mais emoção. Pedro Acosta (KTM) que havia sido um dos mais rápidos nos treinos livres, caiu na Curva 1. Alex Márquez (Gresini Ducati), Franco Morbidelli (VR46 Ducati) e Fabio Quartararo (Yamaha), então, conseguiram superá-lo.
Ninguém conseguiu superar Bagnaia. Acosta ainda voltou para uma tentativa final, mas teve que se contentar com a quinta posição.Aldeguer ficou em sexto, a frente de Joan Mir (Honda), Fabio Di Giannantonio (VR46 Ducati), Johann Zarco (Honda), Alex Rins (Yamaha), Jack Miller (Yamaha) e Pol Espargaró (KTM).

O fato de Bagnaia ter atacado o Q2 com apenas um jogo de pneu foi impressionante – e parece ter lhe devolvido a confiança. O piloto de fábrica da Ducati deixou tudo o que lhe havia acontecido nas últimas três semanas para trás e tomou o controle desde a largada da Sprint Race algumas horas depois.
Nem mesmo o vice-líder do campeonato, Alex Márquez, conseguiu acompanhá-lo. Bagnaia marcou a volta mais rápida da corrida com um tempo de 1min58s e abriu uma vantagem de quase três segundos na linha de chegada. O piloto retornou aos boxes para receber a atenção total de sua equipe – como nos velhos tempos.
Acosta, como sempre lutou muito e chegou a ocupar a segunda posição, mas depois ficou para trás, incapaz de acompanhar o ritmo implacável de Bagnaia e Alex Márquez. Aldeguer ultrapassou o rival da KTM a três voltas do fim. Isso colocou três Ducati no pódio. Franco Morbidelli (VR46 Ducati) terminou em quinto.
Os pontos finais foram para Quartararo, Bezzecchi, Zarco e Bastianini. Duas horas depois da corrida, Aldeguer recebeu uma penalização de 8 segundos devido à pressão inadequada de seus pneus. Com isso o rookie espanhol recuou para o sétimo lugar nos resultados oficiais.
GP da Malásia – Sprint Race
1.Francesco Bagnaia (Ducati) 10 voltas em 19:53,725 min
2.Alex Marquez (Ducati) +2,259 seg
3.Pedro Acosta (KTM) +5,155
4.Franco Morbidelli (Ducati) +6,541
5.Fabio Quartararo (F), Yamaha, +8,468
6.Marco Bezzecchi (Aprilia), +10,232
7.Fermin Aldeguer (Ducati), +3,138*
8.Johann Zarco (Honda), +12,627
9.Enea Bastianini (KTM), +12,974
10.Fabio Di Giannantonio (Ducati), +14,515
11.Pol Espargaro (KTM), +14,924
12.Ai Ogura (Aprilia), +15,394
13.Raul Fernandez (Aprilia), +15,461
14.Jack Miller (Yamaha), +17,601
15.Alex Rins (Yamaha), +17,721
16.Brad Binder (KTM), 18,248
17.Somkiat Chantra (Honda), +22,398
18.Lorenzo Savadori (Aprilia), +22,478
19.Augusto Fernandez (Yamaha), +25,412
20.Michele Pirro (Ducati), +26,074
Não completaram
– Joan Mir (Honda), cinco voltas atrás
– Miguel Oliveira (Yamaha), quatro voltas atrás
– Luca Marini (Honda), duas voltas atrás
