Exatamente um ano atrás, a Honda apresentou no Salão de Milão um curioso motor V3 com compressor elétrico. Agora, eles trouxeram para o mesmo evento a moto que o acompanha, um interessantíssimo modelo de 900cc.

Projetado com o objetivo de aumentar a vida útil do motor de combustão interna convencional, o motor V3 possui os dois cilindros dianteiros inclinados a 75 graus em relação ao traseiro. A cilindrada aproximada também foi revelada, 900cc, bem mais do que o inicialmente esperado.
Mas o grande diferencial desse motor é mesmo o compressor mecânico elétrico. Com aparência de turbocompressor, espera-se que a potência ultrapasse os 100 cv e o torque os 100 Nm, fazendo a motocicleta de 900cc render o equivalente à uma 1200cc, porém mais compacta, leve e com menor consumo de combustível.
O que este sistema faz é usar um motor elétrico para girar uma turbina que aumenta a densidade do ar para a combustão, funcionando como um supercompressor, embora não seja acionado pelo virabrequim do motor, como geralmente acontece. Também não requer um intercooler.
Ao contrário dos turbocompressores, que são acionados pelos gases de escape para fornecer um volume de ar pressurizado, os supercompressores são alimentados por outros meios, como uma correia, engrenagem ou, como neste caso, um motor elétrico, o que dá mais liberdade de projeto.

Na apresentação de 2024, o motor V3 já estava montado em um chassi tubular de aço com uma balança traseira monobraço de alumínio, embora ainda sem tanque ou carenagem. Agora, a Honda mostrou a carroceria, uma roadster/naked de design assimétrico na dianteira.
Aparentemente, isso não é apenas um capricho e sim uma necessidade mecânica: o compressor aspira uma quantidade considerável de ar na parte dianteira direita. Eles também apresentaram um vídeo (abaixo) que mostra o protótipo em ação e o potente motor V3 rugindo.
A moto que a Honda chama de “V3R 900 E-Compressor” ainda não parece pronta para produção. No entanto, detalhes como o farol de LED e o escapamento volumoso com três saídas indicam que o modelo de produção já está a caminho. O lançamento pode ser feito algum momento de 2026.
Essa configuração peculiar não é a primeira incursão da Honda com motor V3. Nos anos 1980, a fabricante japonesa introduziu a NS400R, esportiva de dois tempos, inspirada na máquina de competição que levou Freddie Spencer ao título das 500cc. Seu motor V3 tinha 387 cm³. Foi produzida entre 1985 e 1987.








