A Yamaha vai apresentar uma série de novidades no Japan Mobility Show 2025, novo salão voltado para veículos do futuro que acontece entre 31 de outubro e 9 de novembro em Tóquio. No que nos concerne, a mais interessante é uma moto esportiva elétrica, a primeira já criada pela marca.

O conceito de moto chama-se PROTO BEV, uma esportiva elétrica leve e compacta, que, de acordo com a Yamaha, “combina o desempenho tradicional da marca com a resposta linear e suave dos veículos elétricos, entregando uma pilotagem precisa e envolvente”.
Os detalhes e especificações são escassos, mas a Yamaha afirma que o protótipo envolve algum tipo de interface homem-máquina e algum tipo de dispositivo de geração de som. Ou seja, pode ter a ver com a recente patente acerca de um motor com gerador de som a combustão falso para dar maior senso de familiaridade.

Também estará lá o PROTO PHEV, uma naked média claramente inspirada na MT-09 (cujo chassi e motor é derivado) já revelada em abril. Segundo os japoneses, este é um híbrido plug-in, que pode operar tanto no modo totalmente elétrico quanto no híbrido, conforme necessário.
De todos, este é o conceito mais próximo de ser produzido, tanto que já contém suporte de placa e espelhos retrovisores. Além da Yamaha, a Kawasaki também aposta na mobilidade híbrida e já apresentou dois modelos derivados da linha Ninja 400.

Já o PROTO HEV é um meio-termo entre uma scooter e uma motocicleta que combina um motor elétrico e um motor de combustão interna. A Yamaha afirma uma melhoria de 35% na eficiência de combustível em comparação com motos com desempenho semelhante.
Outro protótipo que estará exposto é MOTOROiD, conceito de veículo autônomo de duas rodas com autoequilíbrio. Apresentado pela primeira vez em 2017, o conceito evoluiu diversas vezes desde então, com a versão mais recente oferecendo o design mais minimalista até o momento.

A Yamaha diz que o MOTOROiD usa IA para aprender a manter o equilíbrio em vários ambientes. O protótipo apresenta sinais evidentes de desgaste e marcas de uso para demonstrar como aprendeu por tentativa e erro. Toda a parte traseira pode girar para uma posição plana para ajudá-lo a ficar de pé sozinho após uma queda.
Além desses conceitos de motocicletas, a Yamaha vai expor outros veículos como o triciclo TRICERA Proto, uma scooter movida a hidrogênio com teto, uma unidade de propulsão elétrica que eles esperam comercializar para as montadoras e várias bicicletas.
Inaugurado em 2023, o Japan Mobility Show é considerado por eles mesmos como “o próximo capítulo do Tokyo Motor Show” apresentando todos os tipos de inovação em termos de mobilidade. Nesse sentido, os veículos como os conhecemos são apenas uma parte. O público alvo é mais jovem.