Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Conceitos e Customizações

EICMA 2025: MV Agusta apresenta motor de cinco cilindros capaz de chegar a 240 cv

Lucas Carioli 6 de novembro de 2025

Quem disse que o motor a combustão está morto? A MV Agusta revelou no Salão de Milão um conceito de motor completamente novo com cinco cilindros, três árvores de cames e componentes auxiliares elétricos.

Quando lançado, o motor será de uma categoria única no motociclismo. (Foto:Jens Kratschmar)

O motor desafia a categorização em qualquer configuração clássica. Não é cinco em linha nem V5, mas sim segue um princípio “quadrado”: três cilindros estão dispostos na frente, com mais dois ligeiramente deslocados atrás deles. Lembra um pouco os conhecidos motores Volkswagen, VR5 e VR6.



A MV se refere a ele como um projeto “quadrado” para enfatizar sua construção única e compacta. Ao contrário dos projetos anteriores de “quatro cilindros quadrados”, como o da Suzuki RG 500, que utilizava dois virabrequins, a MV Agusta optou por um único virabrequim aqui, reduzindo a complexidade e mantendo o peso baixo.

O trem de válvulas tem nada menos do que três comandos. De acordo com a descrição, o comando central controla as válvulas de admissão dos cinco cilindros, enquanto os dois comandos externos são responsáveis ​​pelas válvulas de escape — ou vice-versa, dependendo da configuração.

Os componentes auxiliares, como a bomba de água e a bomba de óleo, serão acionados eletricamente. Isso reduz o atrito interno e aumenta a eficiência – uma abordagem que praticamente nenhum fabricante de motocicletas implementou nessa escala, mas em carros sim.

Apesar dessa eletrificação parcial, o motor continuará sendo um motor de combustão interna puro. Uma solução híbrida leve não está prevista, como o que foi visto no estande da Honda nesse mesmo evento, um motor de três cilindros em V de 900cc.

O motor foi concebido como uma plataforma para futuros modelos da MV Agusta e não como um substituto para os atuais motores de três ou quatro cilindros em linha. A cilindrada poderá variar entre 800 e 1.100 cc, permitindo uma ampla gama de aplicações, desde motos nakeds até superbikes de alto desempenho.

Em sua configuração mais potente, espera-se que o motor entregue mais de 240 cv e cerca de 130 Nm de torque – números que o colocariam diretamente no topo da categoria de superbikes como a Ducati Panigale V4 ou BMW S1000RR, competindo com elas de igual para igual, mas de uma forma única.

Mas o grande objetivo da fabricante de Varese é mesmo desenvolver um conceito de motor completamente novo e escalável que une o fascínio tecnológico à usabilidade no dia a dia, graças ao seu design compacto. Além de fazer uma declaração técnica, eles também podem explorar estrategicamente novos mercados.

Embora ainda não se saiba quando o motor aparecerá pela primeira vez em uma motocicleta de produção, sua estreia no Salão de Milão deixou claro que a MV Agusta não está morta e está levando a sério esse passo rumo ao seu futuro.

Post navigation

Previous KTM colabora mais uma vez com Brabus para criar a 1400 R Signature Edition
Next Bezzecchi voa e garante pole position em Portugal

Leia também

EICMA 2025: Honda apresenta conceito com motor V3 de 900cc e compressor elétrico
  • Conceitos e Customizações

EICMA 2025: Honda apresenta conceito com motor V3 de 900cc e compressor elétrico

5 de novembro de 2025
Yamaha apresenta conceito de moto elétrica no Japão
  • Conceitos e Customizações

Yamaha apresenta conceito de moto elétrica no Japão

9 de outubro de 2025
BMW R1300GS customizada aparece em corrida e levanta suspeitas de que seja uma M1300GS
  • Conceitos e Customizações

BMW R1300GS customizada aparece em corrida e levanta suspeitas de que seja uma M1300GS

19 de agosto de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.