Docuumentos de homologação na Suíça revelam que a Yamaha YZF-R7 terá as suas primeiras atualizações significativas desde o seu lançamento em 2021. A supersport ganhará um acelerador eletrônico e revisões no motor.

Desde a sua introdução no mercado em 2022, a Yamaha R7 parmaneceu basicamente a mesma, mas em 2025 a sua irmã naked, MT-07 já ganhou um motor revisado para se adequar aos últimos limites de emissões do Euro5+ e já esperávamos que a versão carenada seguisse o mesmo caminho.
Os registros de homologação suíços revelam um novo código de modelo (RM60 em vez do código anterior, RM39) e um novo código de motor (M427E) que é o mesmo da atual MT-07. Espera-se, portanto, os mesmos números de desempenho: 72,4 cv a 8.750 rpm e 6,94 kgf.m a 6.500 rpm.
Em sua última atualização para esse ano, a MT-07 recebeu uma parte eletrônica mais sofisticada, como um acelerador eletrônico com modos de condução selecionáveis e controle de tração comutável, todos os quais esperamos que cheguem à nova Yamaha R7.
O documento de homologação confirma algumas mudanças nas dimensões da R7, listando uma largura de 72,3 centímetros em comparação com as 70,6 cm do modelo atual. Isso sugere que mudanças foram feitas no guidão e/ou nos espelhos retrovisores.
O peso total também difere do modelo atual. O cálculo que eles fazem é o seguinte: somam o peso a seco da motocicleta e incluem 75 kg extras de um condutor padrão e alguns extras para estimar o peso líquido total. Na nova R7, o resultado são 189,1 quilos, uma a mais do que o modelo atual.
São mudanças relativamente simples e que não demandam muito tempo de desenvolvimento e adaptação, de modo que a nova Yamaha R7 deve ser apresentada muito em breve. Lembrando que o Salão de Milão, na Itália, começa dentro de duas semanas, entre 6 e 9 de novembro. Muito provavelmente, a motocicleta estará lá.