Dando prosseguimento a sua série de lançamentos para 2026, a Ducati apresentou hoje (23) uma nova Monster, que traz como grande novidade um novo motor V-Twin de 890cc mais potente, leve e economico que o anterior.

Apresentado no final do ano passado, esse novo motor é 5,9 kg mais leve que o antigo e está lentamente sendo implementado em toda a linha média, como a Panigale V2, Streetfighter V2 e Multistrada para 2026. Ele substutui o V-Twin Testastretta 11° de 937 cm³.
O V2 a 90 graus com válvulas variáveis é do tipo modular, ou seja, que pode ser adequado à motocicleta em questão. No caso da nova Monster, ele está rendendo 110 cv a 9.000 rpm e 67,2 lb.ft de torque a 7.250 rpm, 80% já disponíveis entre 4.000 e 10.000 rpm.
O propulsor é envolvido pelo agora comum “design de quadro frontal” da Ducati, também usado em suas irmãs com motor V2 e mantido no lugar como um membro estressado do chassi. Assim como antes, você tem um braço oscilante de dois lados, porém mais pronunciado, com um design inspirado na Panigale V4.
A suspensão é Showa em ambas as extremidades – com garfos de 43 mm não ajustáveis na dianteira, além de um amortecedor com ajuste de pré-carga na traseira. A altura padrão do assento é de 815 mm, mas pode ser reduzida para apenas 775 mm com assentos acessórios e kits de rebaixamento.
A Brembo cuida da frenagem por meio de discos dianteiros de 320 mm combinados com pinças dianteiras M4.32 montadas radialmente. As rodas em si são convencionais, 120/70-17 e 180/55-17, calçadas com pneus Pirelli Diablo Rosso IV projetados para uma pilotagem esportiva em estrada.

A ergonomia foi aprimorada com um guidão mais alto e mais à frente, com o painel abaixo da parte traseira do tanque de combustível redesenhado, apresentando um acabamento externo aderente, que supostamente ajuda a segurar o piloto em frenagens bruscas.
O painel é uma tela TFT colorida de cinco polegadas, sensível à luz e que promete navegação passo a passo, controlada por um ‘joystick’ no punho esquerdo. Graças a uma unidade de controle inercial (IMU) de seis eixos, você conta com controle de tração, controle de empinada, controle de freio motor e ABS em curvas.
A Ducati ainda oferece como opcionais, controle de cruzeiro, quickshifter para cima/baixo e manoplas aquecidas. Os mais tradicionalistas ficarão satisfeitos em ver a inclusão de uma chave manual em vez de um controle remoto, e você terá quatro modos de pilotagem: Sport, Road, Urban e Wet.
Disponível nas cores Ducati Red ou Iceberg White, a nova Monster 890 deve chegar às concessionárias europeias a partir de fevereiro de 2026, com preços em cerca de € 13.000. Também haverá uma versão “Monster+”, com capa de assento e carenagem frontal por € 13.300.






