Agora sob o comando da Bajaj Auto, a KTM está transferindo a produção da GasGas para a Áustria. A unidade original em Girona, na Espanha, permanecerá, mas 20 empregos na produção serão afetados.

Uma das marcas mais famosas do Off-Road (especialmente no Trial), a GasGas foi adquirida pela KTM (via Stefan Pierer) em 2017 e foi incorporada ao portfólio de motocicletas, ao lado da Husqvarna. Desde então, a GasGas voltou a ganhar visibilidade, aparecendo no Rali Dakar e até na MotoGP.
Mas com o colapso da KTM no final do ano passado, o futuro da GasGas era considerado uma incógnita. Em seu comunicado, os austríacos enfatizam que se trata apenas de uma realocação da produção – a unidade na Espanha permanecerá, e a marca GasGas continuará fazendo parte do portfólio da marca.
A produção da GasGas será transferida para a fábrica principal da KTM em Mattighofen, na Áustria. O objetivo é reunir conhecimentos, otimizar processos e aumentar a eficiência. Reduzir custos, em outras palavras. Dessa forma, podemos dizer que ela será apenas outra marca.
Mas unidade na Espanha não será completamente abandonada, eles garantem: o investimento existente permanecerá. “Apenas” a produção na Espanha será encerrada. Cerca de 20 funcionários serão afetados pelo fechamento da parte da produção.
A compra da GasGas fpela KTM foi muito criticada pelos funcionários espanhóis na época. Temia-se exatamente isso: que a KTM levasse a produção embora e ficasse apenas com o nome, o que não aconteceu na época, mas vai acontecer agora sob o comando da Bajaj Auto, que adquiriu todas as marcas esse ano.
No início desse ano, mesmo a sede da KTM em Mattighofen esteve ameaçada de fechar, parando a produção duas vezes e fechando microempresas fornecedoras de ensumos à ela. Em entrevistas recentes, o CEO da Bajaj, Rajiv Bajaj, disse que a produção europeia “estava morta” e não descartou levar tudo para a Índia.