A Honda prepara uma grande novidade para o próximo Salão de Milão, no início de novembro: a CB 1000 GT, versão crossover da CB 1000 Hornet, flagrada em docoumentos de homologação na Austrália.

Esses documentos revelam o nome CB1000 GT, algumas especificações técnicas e duas fotos da motocicleta. Como todas as motos do gênero, esse modelo ostenta uma semi carenagem que se estende para a frente a partir do tanque de combustível, mas deixa o motor exposto.
Além disso, a CB1000GT tem suspensão de curso mais longo, para-brisa, protetores de mão, cavalete central e assentos mais confortáveis para duas pessoas, com alças para o passageiro. As pedaleiras são menos recuadas e as do passageiro oferecem um ângulo de apoio para as pernas mais relaxado.
O farol parece ser o mesmo da CB1000, porém envolto em um conjunto óptico que se integra melhor ao design da carenagem, além de proteger melhor os ocupantes do vento e interpéries. Quem viaja longas distâncias sabe a diferença que isso pode fazer no final do dia.
O quadro parece idêntico ao da Hornet, mas os pontos de fixação do apoio para a garupa são diferentes na GT, sugerindo que há um novo sub quadro na parte de trás, para sustentar melhor o segundo ocupante e promover o uso de malas laterais e traseiras.
A partir dos dados de homologação, descobrimos que o motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cc da CB1000GT é certificado com uma potência máxima de 147,5 cavalos a 11.000 rpm, ou seja, levemente inferior aos 155 cavalos a 11.000 rpm que a Honda alega obter da CB 1000 Hornet.

A CB1000GT também parece usar as mesmas pinças de freio duplas de quatro pistões com montagem radial da Nissin que a Hornet tem na Europa. Faz sentido, pois se tem menos potência também deve gerar menos velocidade máxima, já que as supensões são mais altas e macias.
Os documentos confirmam que a CB1000GT tem uma distância entre eixos de 146,5 cm, 1 cm a mais que a Hornet. Graças à carenagem, o modelo GT também é mais largo, com 92,9 cm, em comparação com a Hornet, que tem 78,9 cm de largura. O peso também é 13,6 kg superior, totalizando algo em torno de 230 kg.
Olhando do lado esquerdo, vemos um quickshifter instalado na CB1000 GT, confirmando que a crossover virá com o dispositivo para arrancadas mais ágeis. A motocicleta também deve vir bem recheada de apetrechos eletrônicos, como controle de cruzeiro e sistema de navegação.
A moto parece virtualmente pronta, de modo que seria uma boa aposta vê-la desfilando em toda sua glória no Salão de Milão, que esseano acontece entre 6 e 9 de novembro. A moto deve chegar ao mercado europeu em 2026 e em outras partes do mundo em 2027.