Enquanto a Yamaha Ténéré 700 começa a chegar às concessionárias brasileiras, na Europa a motocicleta acaba de receber uma boa dose de atualizações para 2026. A principal delas, uma nova centralina eletrônica mais avançada.

Trata-se de uma unidade de medição inercial (IMU) de seis eixos para componentes eletrônicos sensíveis à inclinação, incluindo controle de tração, controle de deslizamento e ABS em curvas, um sistema não encontrado na Ténéré 700 padrão atual.
O sistema mede o ângulo da moto para controlar a quantidade de potência disponível para o piloto. Tanto o controle de tração (TCS) quanto o de deslizamento (SCS) podem ser ajustados para “Street”, “Off Road” ou desligados completamente (como o ABS) se piloto for das antigas e não precisar de nada disso.
Até porque não estamos falando de tanta potência assim. Inalterado, o motor de dois cilindros em linha de 689 cm³ continua a oferecer 74 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m de torque a 6.500 rpm. Agora, ele vem com um acelerador eletrônico, desbloqueando dois modos de potência, além de controle de cruzeiro e limitador de velocidade.
A Yamaha também deu uma atualizada na parte mecânica. A posição de acionamento da embreagem foi movida 35 graus para a frente, com uma nova tampa da embreagem também projetada para oferecer mais espaço para a perna direita, seja sentado ou em pé.

A caixa de câmbio também foi aprimorada para proporcionar trocas mais suaves, com a possibilidade de equipar um quickshifter opcional. Os canos do fluído de freio agora são de aço trançado, para não dar fading e funcionam em conjunto com pinças Brembo dianteiras e discos de 282 mm.
A suspensão KYB totalmente ajustável é nova, composta por garfos invertidos de 46 mm revestidos com Kashima, com ajustes de mola e amortecimento revisados, além de um amortecedor monocilíndrico com curso de 106 mm (5 mm a mais que o anterior).
Com essa suspensão, você obtém 230 mm de curso na dianteira e 220 mm na traseira – 20 mm a mais que a versão padrão. A distância ao solo permanece em 255 mm, com rodas raiadas de 21 polegadas na dianteira e 18″ na traseira. Um novo amortecedor de direção de 16 níveis completa o pacote.

Os tanques de combustível duplos de alumínio agora são 1,5 kg mais leves e, com uma capacidade total de 23 litros, oferecem uma autonomia estimada de cerca de 500 km. Um novo assento de peça única foi introduzido para facilitar a transição da posição sentada para de pé.
Atrás do guidão, você notará um novo display TFT colorido vertical de 6,3 polegadas que oferece os temas “Street”, “Explorer” e “Raid” para exibir informações diferentes, dependendo do cenário de pilotagem. Como esperado, ele se conecta ao seu celular, com uma porta USB-C
Essas novidades foram anunciadas para a versão World Raid, a mais completa, que também ganha novas cores e grafismos para 2026, começando por esta branca com preto e vermelho, as cores que a Yamaha mais se identificava no passado. O modelo chega aos concessionários europeus no primeiro semestre do próximo ano.








