A Suzuki Motor Corporation anunciou, nos últimos dias, um ligeiro retoque no emblema de sua logomarca em seus produtos. A última vez que a fabricante de Hamamatsu havia feito isso foi há 22 anos.

A logomarca, que era em alto relevo com acabamento cromado, será substituída por uma pintura prateada de alto brilho porém mais simples que, segunda a Suzuki, reflete o desejo da marca em reduzir o impacto ambiental e enfatizar a transição para uma nova era.
Além disso, a Suzuki também está com um novo slogan, By Your Side (ao seu lado), que deve ser visto na maioria dos anúncios publicitários de agora em diante e que personifica o compromisso inabalável da Suzuki desde sua fundação de “colocar o cliente em primeiro lugar”.
“O novo logotipo representa o compromisso de longa data da Suzuki em criar produtos valiosos, colocando o cliente em primeiro lugar, e nossa determinação em enfrentar novos desafios para o futuro“, disse o Presidente da empresa, Toshihiro Suzuki. “Sob o slogan corporativo ‘Ao Seu Lado’, continuaremos a apoiar nossos clientes, fornecendo infraestrutura de mobilidade intimamente ligada à vida das pessoas, contribuindo assim para a concretização de um futuro sustentável.”
O novo logotipo será revelado no Japan Mobility Show de 2025, começando com modelos conceituais. No futuro, a Suzuki continuará a responder com flexibilidade às mudanças da perspectiva do cliente, com o objetivo de fornecer uma infraestrutura de mobilidade ligada à vida das pessoas.
No mercado desde 1909, a Suzuki mudou poucas vezes de logotipo. O primeiro, duas águias espelhadas que formam a letra “S” durou até 1959. Esse design mantém-se inalterado desde então, apenas com variações nas cores e na profundidade. Saiba mais sobre as logomarcas das fabricantes de motos aqui.
Nos últimos anos, as mudanças cada vez mais constantes no cenário comercial estão acelerando as mudanças nos logotipos. Em 2021, a Kawasaki abdicou do seu “K” tradicional para ressuscitar o river mark, que carrega a sua herança marítima No início desse ano, a Yamaha também atualizaou a sua logomarca.
