Buscando atrair a próxima geração de entusiastas do off-road, a Yamaha está reintroduzindo a WR125R em sua linha europeia, ausente desde 2016. A pequena trail renasce com visual renovado e motor modernizado capaz de chegar a 15 cv.

Pequenas trail costumam ser uma ótima alternativa àqueles motociclistas iniciantes (ou até experientes) que querem algo diferenciado em relação a um scooter ou street convencional. Mais altas e encorpadas, elas costumam trazer características de motos maiores por uma fração a mais no preço.
Projetada para ser utilizada tanto como uma exploradora urbana quanto como uma motocicleta de trilhas leves, a WR125R proporciona exatamente isso com seu motor monocilíndrico com refrigeração líquida e quatro válvulas de acionamento variável, uma tecnologia já encontrada na R-125, MT-125 e XSR 125.
Este sistema faz com que o motor alterne entre dois perfis de comando de admissão por meio de um solenóide permitindo uma distribuição mais ampla de potência na estrada. Os números declarados são de 15 cv a 10.000 rpm e 3,6 kgf.m de torque máximo disponíveis bem mais cedo, a 6.500 rpm.
Além de proporcionar menos ‘sapateado’ na alavanca de câmbio, a Yamaha afirma que esse motor é bem econômico, sendo capaz de fazer até 200 km com um tanque, tudo isso poluindo muito menos do que os seus propulsores antepassados. Legal, né?
O motor é envolvido por um convencional, mas robusto, quadro tipo berço semiduplo de aço – o mesmo sistema de nossas Bros – suspenso por garfos convencionais KYB de 41 mm e um monoamortecedor com ajuste de pré-carga. As rodas de 21 e 18 polegadas são calçadas com pneus Dunlop D605 off-road.

Como toda trail que se preze, o assento é uma peça única fina e estreita que avança sobre o tanque, a 87,5 cm do solo. Mas a posição de pilotagem é ereta e suave. Os pedais largos de metal também devem fornecer uma base sólida para suas botas, esteja você em pé ou sentado.
O painel é um display LCD conectável com um smartphone por meio do app Yamaha MyRide e permite monitorar todas as rotas percorridas, distância total percorrida, velocidade máxima, velocidade média, aceleração e ângulo de inclinação. Notificações de chamadas e mensagens de texto também são possíveis.
Outras tecnologias também incluem ABS de canal único na pinça dianteira, bem como faróis de LED duplos incorporados nos plásticos dianteiros. Apenas duas cores estarão disponíveis, o azul das fotos (Icon Blue) e uma versão em preto. A Yamaha planeja anunciar disponibilidade e preços ainda em 2025.
No Brasil, trilheiras adaptadas para às ruas floreciam com frequência até o início dos anos 2000, quando lentamente começaram a se “urbanizar” e hoje não passam de leves versões off-road de suas equivalentes street. Na Europa, eles julgaram que há demanda para um trail à moda clássica. E por aqui, faria sucesso?








