A Ducati apresentou hoje (7) o modelo 2026 da Multistrada V4 Rally. A principal big trail italiana ganhou suspensão inteligente e alguns ajustes práticos para deixá-la mais fácil de operar.

O coração da macchina, o motor Granturismo V4 de 168 cv permaneceu inalterado, assim como a carroceria, o tanque de combustível de 30 litros e o chassi em sua maior parte. Apenas o suporte do pivô do braço oscilante passou por um ajuste para reduzir o agachamento durante a aceleração quando totalmente carregada.
A faixa de ajuste da pré-carga do amortecedor traseiro também foi ampliada de 18 mm para 20 mm, permitindo maior separação entre as configurações de conforto e esportividade. Para lidar com a compensação de carga extra, o disco de freio traseiro cresceu para 280 mm.
Além dessas alterações mecânicas, a principal novidade da Multistrada V4 Rally para 2026 é na parte eletrônica para deixá-la mais prática, segura e fácil de usar. Agora, por exemplo, é possível ajustar a resposta da suspensão semi-ativa em movimento, mantendo o sistema de nivelamento automático existente.
Em baixas velocidades, a moto está mais fácil de manobrar graças ao Dispositivo de Rebaixamento Automático, que reduz a altura do assento abaixo de 10 km/h, elevando-se novamente quando a velocidade ultrapassa 50 km/h na estrada ou 20 km/h fora dela. Quem se incomoda com o recurso pode desativá-lo no painel.
Foi instalado também um novo algoritmo de controle, o DVO (Ducati Vehicle Observer) — visto pela primeira vez na Panigale V4 S — que usa modelagem física para estimar a posição da motocicleta e a distribuição de peso com muito mais precisão do que a plataforma inercial sozinha.
O dispositivo permite que o ABS em curvas, o controle de wheelie e a lógica da suspensão da motocicleta respondam com mais precisão, ajustando o amortecimento em tempo real para se adequar à superfície da estrada e ao estilo de pilotagem do piloto.

O sistema de freios também foi revisado. Além de manter o comando anterior, que aciona o freio traseiro quando a alavanca dianteira é acionada, o modelo 2026 adiciona uma função de freio traseiro para dianteiro, ativando suavemente os freios dianteiros quando apenas o pedal traseiro é pressionado.
Foi introduzido o Alerta de Colisão Frontal (FCW) – que se junta ao conjunto de radares já existentes de Controle de Cruzeiro Adaptativo e Detecção de Ponto Cego. O sistema emite um alerta visual no painel se a moto estiver se aproximando muito rápido do tráfego à frente. A luz de freio pisca em frenagens bruscas.
Os faróis que acompanham o movimento do guidão iluminam melhor o interior das curvas e reduzem o “cone de sombra” projetado na dianteira à noite. Há ainda uma função chamada “coming home” que mantém o farol baixo momentaneamente aceso após a ignição ser desligada para ajudar em pequenas manobras.
O painel TFT de 6,5 polegadas recebeu uma interface revisada, com controles de suspensão mais simples e um menu mais intuitivo, inclusive no pareamento com o smartphone. As manoplas com aquecimento agora são de fábrica com cinco níveis de temperatura.
O quickshifter foi atualizado usando um sensor de posição de tambor em vez de uma haste de microinterruptor tradicional, prometendo uma sensação mais curta e direta. O sistema foi mplementado em outros modelos V4 de 2026 da Ducati, como a nova Diavel V4 RS.
Três níveis de acabamento estarão disponíveis na Europa: “Radar”, com Controle de Cruzeiro Adaptativo, Detecção de Ponto Cego e Alerta de Colisão Frontal; “Adventure Travel and Radar”, com malas de alumínio e bancos aquecidos para o condutor e garupa; e “Full Adventure” com tudo isso e mais um escapamento Akrapovic e para-lamas de carbono. O preço ainda não foi anunciado.




