O chefe da equipe Tech3 KTM, Hervé Poncharal, revelou que Maverick Viñales não vai participar das próximas etapas, o GP da Austrália e da Malásia para melhor se concentrar na recuperação do seu ombro direito, que ainda o incomoda bastante.

Viñales caiu com violência no Q2 para o GP da Alemanha deslocando o ombro que precisou passar por uma cirurgia. O espanhol ficou de fora daquela corrida e na seguinte, na República Checa, quando foi substituído pelo piloto de testes da KTM, Pol Espargaró.
Viñales voltou na Áustria, mas longe de estar em boas condições abandonando a disputa ainda nos treinos. Um novo abandono foi visto na Hungria antes de completar o GP da Catalunha na 13ª posição. Depois, o espanhol voltou a abandonar os GPs do Japão e da Indonésia sentindo muitas dores.
Embora os exames indiquem que Viñales tenha o desenvolvimento muscular necessário, na pista o piloto de 30 anos não está conseguindo realizar os movimentos necessários. E insistir não é bom para o físico e para a mente, por isso Poncharal pediu para que ele parasse.
“Se formos honestos, há dois problemas: primeiro, está claro que a natureza da lesão sofrida na Alemanha é grave. E embora atletas profissionais tenham tempos de recuperação muito mais curtos, o ombro de Maverick ainda não está 100%. Clinicamente, ele está apto a correr; caso contrário, não teria sido liberado, mas ele precisa usar o corpo constantemente de forma diferente do que está acostumado”, disse Poncharal.
“Além disso, também não é bom para a mente. Mesmo que haja uma explicação para isso, cada sessão em que um piloto fica para trás prejudica sua confiança. Portanto, é melhor esperar até que ele não precise mais se preocupar com a lesão”, acrescentou o francês que vai entregar o comando da equipe para Günter Steiner.
Esse é o terceiro piloto titular que não vai correr as próximas etapas do Mundial. Marc Márquez e Jorge Martin também estarão ausentes, todos por lesões em decorrência de acidentes. Todos, no entanto, pretendem reaparecer na última corrida do ano, o GP de Valência, na Espanha.