A Honda anunciou ontem (2), em um evento para os principais concessionários da marca, um investimento de R$ 1,6 bilhão em suas operações de motocicletas no Brasil até 2029, como parte da estratégia para fortalecer sua liderança no segmento de duas rodas.

O investimento ocorre em um mercado em ebulição: de acordo com a ABRACICLO, a entidade que reúne os números dos fabricantes de motocicletas, ciclomotores e motonetas do país, o setor deve alcançar em 2025 seu melhor desempenho do nos últimos 14 anos.
Com esse aporte, a Honda aumentará a capacidade produtiva de sua fábrica em Manaus para 1,6 milhão de unidades por ano. O plano inclui o lançamento de novos produtos e a otimização de processos para melhorar a eficiência e ampliar a flexibilidade operacional da planta.
“A Honda acredita no Brasil e segue comprometida com o desenvolvimento local. Ao longo de 49 anos de produção em Manaus, conquistamos a confiança dos brasileiros com produtos de alta qualidade que apoiam a mobilidade de milhões de pessoas todos os dias”, disse Arata Ichinose, Presidente da Moto Honda.
“Este novo ciclo de investimentos reforça nossa confiança no país, nos parceiros de negócios e no mercado nacional. Colocamos nossos clientes no centro de tudo o que fazemos e queremos preparar nossas operações para continuar crescendo, gerando empregos e liderando o segmento de motocicletas, sempre focados em atender às necessidades e expectativas dos consumidores brasileiros”, completou o executivo.
Com a adição de novas linhas de produção, mudanças de layout e introdução de equipamentos de alta tecnologia, a fábrica de Manaus atingirá a capacidade de 1,6 milhão de unidades por ano a partir de 2026. Como parte dessa expansão, cerca de 350 novos empregos serão criados para dar suporte ao aumento da produção.
Inaugurada em 1976, a fábrica da Honda em Manaus (AM) é a unidade de produção de motocicletas mais verticalizada do grupo Honda no mundo, ou seja, em que a maioria dos componentes do produto final é fabricada internamente. Isso inclui itens como chassi, rodas, assentos e motores.
Diariamente, cerca de 6.500 unidades saem das linhas de produção em Manaus, onde são fabricados 20 modelos de motocicletas, com cilindradas entre 110cc e 1.100cc. Além de atender ao mercado interno, a Moto Honda exporta para 17 países, incluindo Estados Unidos, Austrália e México — mercados altamente competitivos.