Foi flagrado rodando em testes um protótipo Ducati que tem tudo para ser a segunda geração da DesertX. A grande novidade é a introdução do novo motor V-Twin de 890cc introduzido no ano passado.

Baseada na Ducati Multistrada V2, a DesertX chegou ao mercado em 2022 com a proposta de ser uma versão mais radical mirando o verdadeiro fã do Off-Road. O motor era o mesmoTestastretta V-Twin de 937 cm³, que rende 113 cv a 9.000 rpm e 9,5 kgf.m a 6.750 rpm.
O chassi, no entanto, é completamente diferente, orientado para um melhor controle no Off-Road (inclusive pilotar de pé). As suspensões são bem mais altas (250 mm de distância ao solo e uma altura de assento de 875 mm) e macias (curso de 230 mm na dianteira e 220 mm na traseira) para saltar em qualquer desnível.
Esse protótipo descoberto pela revista alemã Motorrad revela as primeiras mudanças significativas na DesertX em quatro anos. O design, característico do estilo enduro, foi pouco alterado, mantendo sua principal característica visível, seus dois faróis redondos de LED, e o para-brisa ereto, bem “Dakariano”.
Um olhar mais atento, contudo, revela que o motor parece diferente. É muito parecido com o novo V-Twin de 890cc apresentado em outubro de 2024. Trata-se de um propulsor totalmente novo, com válvulas variáveis e 9 kg mais leve, capaz de desenvolver até 120 cv e 93 Nm de torque desde rotações muito baixas.

Além disso, o novo motor não tem o famoso comando desmodrôico, sistema que dispensa o uso de válvulas e que vem sendo discretamente deixado de lado nos últimos anos. Já que ele gira pouco (ao contrário dos motores de competição), o uso de válvulas não compromete o uso e deixa a manutenção mais barata.
O modelo atual da DesertX pesa 210 quilos sem combustível, de acordo com as especificações de fábrica. Com o novo motor, o novo modelo pesaria – em teoria – cerca de 200 kg. Isso aliada a uma maior potência, disponível mais cedo, deve deixar a dirigibilidade da moto ainda mais interessante.
Aparentemente, também há algumas mudanças no chassi da nova Ducati DesertX. O quadro e o braço oscilante traseiro de alumínio apresentam componentes redesenhados. As rodas raiadas, entretanto, permanecem nas mesmas medidas, 21 polegadas na dianteira e 18 na traseira. Puro enduro!
O aspecto bem acabado desse protótipo, sem fios e aparelhos de medição amarrados sugere que a motocicleta já estava em fase final de testes quando foi fotografado e seu lançamento pode não demorar. De fato, a Ducati já vem apresentando suas novidades para 2026 e a nova DesertX pode pintar nas redes sociais em breve.


