A equipe oficial Honda no WorldSBK anunciou hoje (30) a contratação, de uma só vez, de seus dois novos pilotos para a temporada 2026: o inglês Jake Dixon e o tailandês Somkiat Chantra, que substituem os espanhóis Iker Lecuona e Xavi Vierge.

Lecuona assumirá a moto de Álvaro Bautista na Aruba.it Ducati, e Vierge foi confirmado no domingo (28) como sucessor de Jonathan Rea na equipe de fábrica da Yamaha. Dixon, de 29 anos, corre já alguns anos no Mundial de Moto2 conseguindo algumas vitórias. Essa, no entanto, é a sua primeira chance em uma equipe de fábrica.
“Estamos muito felizes em receber Jake Dixon e Somkiat Chantra como nossos pilotos de fábrica na Superbike a partir de 2026”, disse Taichi Honda, da HRC. “Dixon, múltiplo vencedor da Moto2, demonstrou repetidamente a velocidade e a determinação necessárias para triunfar em um campeonato tão competitivo quanto o WorldSBK.”
Chantra também tem uma boa passagem pela Moto2, onde tornou-se o primeiro piloto tailandês a vencer uma corrida. Esse ano, ele está na MotoGP com a equipe LCR-Honda Mas os resultados tem ficado aquém do esperado: último lugar no Campeonato Mundial, com apenas três pontos.
“Chantra, o primeiro piloto tailandês a vencer na Moto2 e correr na MotoGP, dá um novo passo importante na família Honda, continuando sua carreira no mais alto nível internacional como o primeiro piloto tailandês a competir em tempo integral como piloto de fábrica no WorldSBK“, adicionou Honda.
Quase todas as principais vagas do WorldSBK já foram preenchidas. A Ducati de fábrica vai com Nicolo Bulega e Lecuona; a BMW com Danilo Petrucci e Miguel Oliveira; a Yamaha com Andrea Locatelli e Vierge; a Barni Racing correrá com Bautista. Resta saber quem será o substituto de Andrea Iannone na GoEleven Ducati.
A confirmação de Chantra também abre caminho para o anúncio mais aguardado do ano: a confirmação de Diogo Moreira na LCR-Honda para 2026. Confirmada a mudança, essa será a primeira vez que um piloto brasileiro correrá na MotoGP desde Alex Barros em 2007.