Em julho do ano passado, a Bajaj Auto vendeu a maioria das ações do estúdio Kiska, responsável pelo design das últimas KTM. Descobrimos agora que um novo departamento de design está sendo criado para criar as novas motos.

Fundada em 1990, a Kiska funciona em um prédio adjacente à fábrica da KTM, em Mattighofen, na Áustria, e dá forma a uma série de produtos, desde garrafas, lanchas, roupas, capacetes e UTV’s. Em 2019, Stefan Pierer comprou a empresa para fazer o design radical das laranjas mecânicas.
De acordo com a imprensa alemã, a KTM, agora sob a direção indiana da Bajaj Auto, planeja estabelecer sua própria equipe de design interna, mas não em sua sede em Mattighofen. Em vez disso, ela estaria localizada perto de Salzburgo, a 40 quilômetros de distância.
Ainda não está claro em que medida o novo design da KTM se desviará das linhas bastante rebuscadas do conceito base atual. Mesmo assim, espera-se que uma nova linguagem de design surja desse local, provavelmente algo menos extremo do que tem sido visto nos últimos anos.
Os primeiros indícios de possíveis mudanças já podem ser vistos nos modelos 2026, que apresenta uma paleta de cores mais diversificada em preto, branco e azul. No entanto, o laranja, típico da KTM desde meados da década de 1990, continuará sendo a cor principal.
Geralmente, o design conceitual estabelecido pelas fabricantes tem uma média de validade de 5 anos, antes que um novo conceito base surja. A colaboração entre a KTM e a Kiska relacionada ao projeto ainda não está totalmente concluída, portanto. Um design verdadeiramente novo não deve ser visto antes de 2028.
