Apesar do otimismo mostrado na apresentação da Aprilia, a presença de Jorge Martin nos primeiros testes de 2026 em Sepang ainda não é certa. O campeão de 2024 confessou a amigos e ao seu fã-clube que ainda tem muitas dificuldades físicas.

De acordo com fontes próximas ao campeão mundial de MotoGP de 2024 indicam que Martin está longe de estar fisicamente apto para competir na temporada de 2026. Ele passou por pelo menos duas cirurgias adicionais desde os testes de MotoGP em Valência, no final de novembro de 2025.
Uma delas, envolvendo a remoção de metal do osso escafoide (após o grave acidente sofrido em um treino particular pouco antes dos testes de 2025 na Tailândia), já estava planejada. Um segundo procedimento foi realizado em sua clavícula. Este osso foi fraturado no acidente da Sprint Race do GP do Japão e operado imediatamente.
Aparentemente, surgiram problemas significativos, necessitando de correção adicional. Martin teria dito a membros de seu fã-clube que nunca sentiu tanta dor quanto em Valência e até cancelou o encontro anual com os membros, que estava marcado para pouco antes do Natal, e o adiou para 10 de janeiro.
No entanto, cinco dias depois, durante a apresentação da Aprilia, ele apareceu em Milão de bom humor e mostrando otimismo: “Trabalhei muito duro neste inverno. É crucial para mim estar completamente em forma. Estou feliz que tudo tenha corrido bem até agora. Não é fácil depois de todos os problemas do ano passado.”
E a Aprilia? Não há mais nada a declarar oficialmente neste momento. O mesmo se aplica, por ora, à assessoria do piloto. Mas ainda não se sabe se Martín se juntará a Marco Bezzecchi no Circuito Internacional de Sepang, em 3 de fevereiro, ou seja, em menos de duas semanas.
Os testes de Sepang são muito importantes, pois estabelecem a principal base de referência para o começo da temporada. Quem perde esses testes já fica em desvantagem para a primeira corrida. E desde fevereiro de 2025, Martin não conseguiu, de fato, dar uma grande sequência de voltas sem um novo acidente.
