Foram descobertos os primeiros detalhes técnicos da nova CBR 500R com motor de quatro cilindros, apresentada na China em setembro. O modelo, assim como sua versão naked, estará nas concessionárias do país em 2026.

Graças a um documento de homologação chinês para a CBR500R Four carenada, temos um pequeno vislumbre de como é a sua principal novidade, o motor de quatro cilindros em linha que evoca os modelos clássicos da Honda na década de 1970.
Trata-se de um motor com 502 cm³ e diâmetro dos pistões medindo 60 mm. O curso não é informado, mas um cálculo rápido indica que deve ser de aproximadamente 44 mm. Sua denominação é WH460MR-A, ou seja: 4 cilindros, diâmetro de 60 mm, fabricado pela Wuyang-Honda na China.
A potência declarada é de 70,8 cv, nada espetacular, mas bem mais do que os 50 cv do motor de dois cilindros em linha que equipa a linha Honda 500cc ocidental desde 2014. A Kawasaki Ninja ZX-4RR atinge 73,8 cv na Austrália, apesar de ter 20% menos de deslocamento volumétrico.
Seu peso a seco é de 189 kg, apenas 1 kg mais pesada que os 188 kg da ZX-4RR, sua principal referência. A distância entre eixos é de 1.412,2 milímetros (1.379,2 mm na Kawasaki), com pneus 120/70 à frente e 160/60 atrás, ambos em rodas de 17 polegadas, ou seja, o tamanho padrão para a classe.

O resto das informações já temos baseado na apresentação de setembro. O motor fica alojado num chassi tubular de aço, com uma suspensão dianteira invertida e freios radiais Nissin de quatro pistões, além de uma balança traseira em alumínio.
A motocicleta virá com a segunda geração do sistema E-Clutch da Honda, que utiliza aceleradores eletrônicos (ride-by-wire) para dar um toque automático no acelerador nas reduções de marcha e tornar a troca mais suave. Os atuadores que operam a embreagem foram reposicionados para o lado direito do motor para torná-lo mais compacto.
O painel é uma tela TFT de 5 polegadas com conexão com o smartphone, algo agora quase obrigatório nos modelos, assim como a iluminação full LED. Embora a Honda não tenha especificado, certamente haverá sistemas eletrônicos de ajuda para o piloto, como controle de tração e controle de derrapagem.
Em quais mercados a Honda estará disponível? O que podemos dizer é que o nome ‘CBR500R Four’ foi registrado no Japão, México, em toda a União Europeia, no Reino Unido, na Colômbia e na Turquia. Mas, na verdade, são as tarifas alfandegárias que vão definir, de início, os mercados da nova CBR 500R Four.
