Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Segredos

BMW patenteia parafuso com o logotipo da marca

Lucas Carioli 24 de dezembro de 2025

A BMW registrou uma interessante patente para novos parafusos que apresentam o distintivo logotipo da marca na cabeça. Embora sejam inegavelmente estilosos, eles vão exigir uma nova ferramenta para retirá-los.

A patente (abaixo), registrada nas últimas semanas, mostra um parafuso com as letras “BMW” gravadas em relevo na extremidade superior e apresenta os furos de torque onde normalmente se encontram os quadrantes azuis do emblema da BMW.



Os benefícios práticos do design parecem difíceis de compreender. Parafusos com cabeça Allen ou Phillips têm sido, por muitos anos, a solução ideal para parafusos que exigem alta força de torque. Eles são compactos, fáceis de produzir e universalmente utilizados na fabricação de carros e motos.

Imagine a cena: você está em uma aventura ao redor do mundo e sua motocicleta tem uma pane. Ao abrir seu estojo de ferramentas no alforje e colocá-lo no chão, você se dá conta que todas as suas chaves Phillips e Allen convencionais são inúteis, já que a BMW adotou um design próprio.

Parece mais uma estratégia para incentivar as pessoas a levarem suas motos (e carros) às concessionárias autorizadas para manutenção e reparos, em vez de fazerem o serviço por conta própria ou contratarem um mecânico independente. Claro que você poderia comprar as ferramentass, mas, para um consumidor individual, isso não seria barato.

Marcas como BMW, Ducati e Harley-Davidson gostam de fazer isso, criar uma espécie de universo próprio onde eles fazem as coisas à sua própria maneira. É uma estratégia onde o cliente passa mais trabalho para entrar (e entra incentivado pela curiosidade) e torna uma eventual saída mais complicada.



Vale ressaltar que os parafusos da BMW ainda estão na fase de patente e não foram utilizados em nenhum veículo de produção. Muitas patentes sequer chegam à fase de produção; apenas são registradas para prevenir possíveis cópias futuras. É possível também que eles sejam usados apenas para pequenos detalhes visíveis como prender a carenagem.

Até que o mercado seja inundado por imitações (que podem ser fabricadas com materiais de qualidade inferior e possivelmente não atender às mesmas tolerâncias da peça original) os parafusos caprichosos da BMW parecem ter sido projetados quase que exclusivamente para dificultar ainda mais o trabalho na sua moto.

Post navigation

Previous Na Espanha, Diogo Moreira treina no off-road com os irmãos Márquez
Next Ducati tinha ladrão dentro da fábrica: 200 mil euros em peças foram recuperados

Leia também

Ducati lançará modelo retrô para celebrar seu centenário em 2026
  • Segredos

Ducati lançará modelo retrô para celebrar seu centenário em 2026

18 de dezembro de 2025
Harley-Davison deve lançar nova versão da Pan America
  • Segredos

Harley-Davison deve lançar nova versão da Pan America

15 de dezembro de 2025
KTM 450 RC feita em parceria com a CF Moto surge na China
  • Segredos

KTM 450 RC feita em parceria com a CF Moto surge na China

11 de dezembro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.