Confirmando nossas suspeitas, a Suzuki apresentou hoje (4), no Salão de Milão, a nova SV-7GX, projetada para competir com modelos como a Yamaha Tracer 7 e a Kawasaki Versys 650 com o antigo motor V-Twin da SV650.

Embora tenha feito pouco sucesso por aqui com o nome de SV650 Gladius, esse motor de dois cilindros em V a 90 graus e 645 cm³ equipou também a bem recebida e aclamada V-Strom 650. Sua versão original precisou ser abandonada por não mais obedecer aos limites de emissões de poluentes atuais.
Muito elogiado por sua elasticidade e força em todas as faixas de rotação, a Suzuki resolveu dar a esse motor mais uma chance. Agora adaptado ao padrão Euro5+ de emissões, ele está rendendo 73 cv a 8.500 rpm e 64 Nm de torque a 6.800 rpm, suficientes para levar a motocicleta a 190 km/h.
O que a Suzuki fez? Eles não se aprofundaram muito, mas disseram que um acelerador eletrônico ride-by-wire foi introduzido, assim como corpos de borboleta de fluxo descendente, uma nova injeção eletrônica, e uma ignição de dupla faísca com velas de irídio para melhorar o desempenho e o refinamento.
O quadro tubular de aço foi projetado para oferecer um equilíbrio entre rigidez e flexibilidade. Pesando 211 kg e com altura do assento de 795 mm, a SV-7GX se posiciona como uma touring crossover acessível. A carroceria é claramente inspirada na GSX-S1000GX.
Desenvolvida em túnel de vento, a carenagem apresenta um para-brisa ajustável em três posições e protetores de mão com formato aerodinâmico. Um assento amplo e acolchoado e um tanque de combustível de aço com capacidade para 17,4 litros foram projetados para proporcionar conforto em longas viagens.

A suspensão é composta por garfos telescópicos de 41 mm e um amortecedor com pré-carga ajustável em sete posições. Freios a disco de 290 mm com pinças de quatro pistões são usados na dianteira, enquanto que um disco simples de 240 mm vem na traseira. As rodas de 17 polegadas são de alumínio com pneus Pirelli Angel GT II de boa qualidade.
O para-brisa possui três ajustes e o tanque de combustível de 17,4 litros tem com novo design. O painel TFT colorido de 4,2 polegadas tem conexão com o smartphone e navegação, informações meteorológicas e de trânsito, chamadas, mensagens e rastreamento de dados podem ser manipulados.
Há três modos de pilotagem, controle de tração de três estágios, além de um quickshifter bidirecional, ABS de canal duplo e aquele sisteminha que levanta os giros do motor na partida a frio, tradicional da Suzuki. O assento foi remodelado com um acolchoamento mais espesso para maior conforto em longas viagens.
O guidão cônico de 740 mm agora está 24 mm mais próximo do piloto e 17 mm mais alto do que o da SV 650 naked, contribuindo para uma posição de pilotagem relaxada em longos períodos na estrada. As pedaleiras também estão 10 mm mais baixas.
Os preços ainda não foram confirmados, mas a SV-7GX será oferecida em três cores, azul, cinza e preto, com suportes para bagagem e baú traseiro, além de protetores de mão, como itens de série. O pacote de acessórios genuínos inclui, entre outros, um para-brisa touring mais alto, um banco conforto (+25 mm), malas laterais (15–20 litros), uma bolsa de tanque (14 litros) e um baú traseiro de 45 litros.











