Alex Márquez venceu hoje (26) o Grande Prêmio da Malásia de MotoGP no circuito de Sepang. O espanhol ultrapassou Pecco Bangaia, que mais uma vez teve problemas mecânicos e abandonou. Pedro Acosta e Joan Mir completaram o pódio.

Depois que Bagnaia (Ducati) conquistou ontem (25) uma pole position convincente e uma vitória autoritária na Sprint Race, parecia que o italiano estava pronto para retomar o comando da MotoGP nesse período de ausência de Marc Márquez, mas não foi o que se viu.
Bagnaia fez uma boa largada, enquanto Pedro Acosta (KTM) pulou de quinto para o segundo lugar, à frente de Álex Márquez (Gresini Ducati) e Fabio Quartararo (Yamaha). Mas Márquez manteve Acosta a vista e o ultrapassou imediatamente na Curva 4 impedindo Bagnaia de disparar na frente.
Com bom ritmo, Alex conseguiu acompanhar Bagnaia de perto e, na segunda volta, assumiu o comando da corrida. Uma volta depois, Acosta tentou fazer a mesma manobra, mas o piloto de fábrica da Ducati deu o troco para retomar a sua posição em xeque.
Alex aproveitou para abrir vantagem na liderança enquanto Bagnaia e Acosta lutavam entre si pelo segundo lugar. Mais atrás, Fabio Quartararo (Yamaha) e Joan Mir (Honda) faziam o mesmo, depois que o espanhol fez uma largada brilhante, onde pulou de sétimo para quinto.
Foi somente na décima terceira volta de vinte que Acosta finalmente conseguiu ultrapassar Bagnaia, aparentemente com dificuldades em manter a Ducati equilibrada na frenagem da Curva 4. O italiano conseguiu sustentar a posição no pódio até restarem três voltas para o final, quando saiu da pista.
Bagnaia conseguiu retornar, mas apenas para levar a sua Ducati de volta aos boxes. O bicampeão abandonou a corrida lá, segundo as primeiras informações, com um furo no pneu dianteiro. É o seu terceiro abandono nas últimas três corridas, desde a vitória no GP do Japão.
Isso deixou Joan Mir em terceiro, após uma longa batalha com seu rival da Yamaha, Fabio Quartararo. O francês campeão de 2021 ainda terminaria a corrida em quinto, após Franco Morbidelli (VR46 Ducati) ultrapassá-lo na última curva da última volta.
Fabio di Giannantonio ficou em sexto com a outra Ducati VR46, enquanto Enea Bastianini (KTM) completou uma recuperação incrível partindo da 19ª posição no grid para terminar em sétimo. Luca Marini (Honda), Brad Binder (KTM) e Ai Ogura (Trackhouse Aprilia) fecharam os dez primeiros.
Marco Bezzecchi (Aprilia) não conseguiu progredir muito após uma classificação difícil, terminando a corrida em 11ª, à frente de Johann Zarco (LCR-Honda). Mesmo assim, com o abandono de Bagnaia, o italiano retomou a sua terceira posição no campeonato. Com a vitória, Alex Márquez garantiu o vice-campeonato de 2025.
Vencedor do GP da Indonésia e eleito novato do ano, Fermin Aldeguer (Gresini Ducati) estava entre os três pilotos que abandonaram a corrida, juntamente com Bagnaia e Raul Fernandez (Trackhouse Aprilia). O estreante da Gresini sofreu um acidente no final da Curva 15, quando estava na sétima posição.
GP da Malásia – Classificação Final
1.Alex Marquez (Ducati) 20 voltas em 40:09.249
2.Pedro Acosta (KTM) +2,676 seg
3.Joan Mir (Honda) +8,048
4.Franco Morbidelli (Ducati) +8,580
5.Fabio Quartararo (Yamaha) +11,556
6.Fabio Di Giannantonio (Ducati) +13,060
7.Enea Bastianini (KTM) +15,299
8.Luca Marini (Honda) +18,738
9.Brad Binder (KTM) +18,932
10.Ai Ogura (Aprilia) +19,256
11.Marco Bezzecchi (Aprilia) +19,824
12.Johann Zarco (Honda) +22,234
13.Alex Rins (Yamaha) +23,509
14.Jack Miller (Yamaha) +25,201
15.Somkiat Chantra (Honda) +34,110
16.Lorenzo Savadori (Aprilia) +36,115
17.Michele Pirro (Ducati) +43,914
18.Augusto Fernandez (Yamaha) +47,060
19.Miguel Oliveira (Yamaha) +1 minuto
Não completaram
–Francesco Bagnaia (Ducati)
–Fermin Aldeguer (Ducati)
–Raúl Fernández (Aprilia)
–Pol Espargaro (KTM)
