A última etapa do WorldSBK em 2025 acontece nesse fim de semana, no circuito de Jerez, na Espanha, e vai decidir o campeão de 2025, Toprak Razgatlioglu ou Nicolo Bulega. Veja aqui as chances de cada um.

Razgatlioglu (BMW) chega à Jerez 39 pontos à frente de Bulega (Ducati) e pode conquistar seu terceiro título já na primeira corrida do fim de semana, no sábado, desde que não perca mais de dois pontos para o rival. Essa também é a despedida do turco do WorldSBK, antes de ir para a MotoGP em 2026.
“Estou muito focado em ganhar o título; é muito importante para mim”, disse Razgatlioglu. “Sei que Bulega estará muito forte aqui. No ano passado, venci a última corrida. Nós também estaremos fortes, mas temos que ficar de olho em Bulega. Sei que ele será mais rápido do que eu, mas ainda podemos lutar pela vitória.”
Bulega venceu a Corrida 2, no Estoril, domingo passado e chega à Jerez sem alternativas senão arriscar tudo. Mas essa é uma de suas pistas preferidas e, com 62 pontos ainda em jogo, o italiano precisa vencer as três corridas e torcer para o rival ter algum tipo de problema.
“É uma das minhas pistas favoritas – conquistei meu primeiro pódio na Moto3 aqui. No ano passado, venci duas corridas em Jerez e consegui brigar com Toprak – as coisas deram um pouco de azar com a bandeira vermelha na corrida 2. Mas eu estava muito rápido”, lembrou Bulega.
No ano passado, ele estava 46 pontos atrás de Razgatlioglu antes das três últimas corridas da temporada. Ele aprendeu alguma coisa com isso? “Não, porque a única coisa que você pode fazer contra Toprak é vencer”, esclareceu o piloto de 25 anos. “Vou tentar vencer as corridas – depois veremos o que acontece.”
Outras decisões acontecem em Jerez. Na categoria júnior, WorldSSP 300 que será descontinuada, e no Campeonato Mundial Feminino, os campeões provavelmente serão conhecido no domingo, devido às margens estreitas. Apenas no World Supersport o campeão mundial deste ano já foi definido, Stefano Manzi.
A programação está, portanto, lotada, e é por isso que nenhuma categoria adicional será adicionada ao programa. Então, há vários motivos para assistir ao final da temporada do WorldSBK no sul da Espanha. Infelizamente, o campeonato não tem transmissão liberada para o Brasil.