Sucesso de vendas em todo o mundo, os modelos BMW G310R e G310GS, com motores monocilíndricos, estão sendo descontinuados na Europa. Para os seus lugares, a marca alemã vai colocar motores de dois cilindros e 450cc.

Desenvolvidas em parceria com a gigante indiana TVS Motors desde 2013, os modelos G310R e G310GS abriram as portas da BMW Motorrad à um público mais acessível. Mas o fato de ambas serem movidas por um simples motor monocilíndrico de 313 cm³ sempre foi alvo de críticas.
Mas, de acordo com a revista alemã Motorrad, a situação pode mudar em breve. Eles checaram que ambos os modelos não serão atualizados para as normas de emissões do Euro5+. Atualmente o padrão Euro5 ainda é permitido para modelos não recentemente atualizados até o fim do ano.
Outro indício da descontinuidade dos modelos é os grandes descontos observados nas concessionárias alemãs, um pouco cedo no ano para isso acontecer. O que sugere queima dos estoques disponíveis, preparando o terreno para um novo lançamento.
Eles estão apostando que a BMW vai colocar no lugar uma plataforma completamente nova, que pode se chamar F450, com motores de dois cilindros em linha e não um monocilíndrico com cabeçote girado em 180 graus, ou seja, com admissão na frente e escape atrás como os de 313 cm³.
A expectativa também é de que esse novo motor renda mais do que os 34 cv a 9.250 rpm e 2.85 kgf.m a 7.500 rpm da G310R, números geralmente inferiores à suas concorrentes, notadamente a KTM 390 Duke (44,4 cv a 8.500 rpm e 3,98 kgf.m a 7.000 rpm).
O lançamento pode acontecer no final do ano, no Salão de Milão, com a produção sendo feita na Índia. Mas, de qualquer forma, os modelos G310R e G310GS devem continuar em voga “para todos os mercados relevantes não Euro 5+” ainda por um bom tempo.