A Honda apresentou hoje (21) todos os detalhes da nova NT1100, uma crossover que utiliza o mesmo motor da Africa Twin. Com ela, a marca japonesa mira a (grande) parcela de motociclistas que prefere viajar no asfalto com conforto e tecnologia.
Como o nome sugere, a NT1100 é movida pelo mesmo motor de dois cilindros em linha e 1.084 cm³ da mais recente CRF1100L Africa Twin lançada em 2019. No entanto, algumas modificações foram feitas no sistema de admissão e de exaustão para melhorar o torque em médios regimes, a faixa de rotações que mais deve usar.
O resultado anunciado são 101,8 cv a 7.250 rpm e 104 NM a 6.250, ou seja, praticamente o mesmo que a Africa Twin, porém com um pouquinho menos torque de pico, mas nada que a imensa maioria dos motociclistas seja capaz de notar na prática, já que eles viajam sem muita pressa.
O quadro e o subquadro de alumínio também vieram da Africa Twin, mas as suspensões são diferentes, muito mais curtas (150 mm em cada extremidade) e com rodas de 17 polegadas, em vez dos aros raiados de 21″ e 18″ da big trail. O resultado disso é que a altura do assento diminuiu bastante, para convidativos 820 mm.
Como o objetivo da NT1100 é o passeio, a Honda envolveu a motocicleta em uma nova carroceria, cheia de plásticos volumosos e modernos, não só para atrair olhares como para desviar ainda mais o vento dos dois passageiros, assim como o para-brisa, regulável em cinco posições.
Debaixo de tudo está um tanque de combustível de 20 litros e um painel TFT de 6,5 polegadas com três modos de pilotagem de série, mais dois personalizáveis pelo usuário, controle de tração sensível à inclinação, ABS em curvas e controle de derrapagem. É conectável com o Apple CarPlay e o Android Auto para navegação, música e chamadas.
Outros acenos para o conforto incluem alforjes rígidos, controle de cruzeiro, cavalete central e punhos aquecidos, bem como um controle remoto de pré-carga para o amortecedor. Como parte de três pacotes de acessórios diferentes, também há um top case de 50 litros, quickshifter com autoblipper e bolsa de tanque disponíveis.
Pesando 238 kg completamente abastecida, a NT1100 ainda tem como opcional o sistema de dupla embreagem (DCT), o que acrescenta outros 10 kg. A motocicleta chega aos revendedores europeus em janeiro em três cores para escolher: cinza metálico (Matte Iridum Gray Metallic), branco (Pearl Glare White) ou preto (Graphite Black).
Honda NT1100 – Ficha Técnica
| MOTOR | ||
|---|---|---|
| Motor | 2 cilindros em linha, 8 válvulas, refrigerado a líquido, virabrequim a 270° e cabeçote Uni-cam | |
| Deslocamento | 1084 cm³ | |
| Diâmetro x curso | 92 mm x 81,5 mm | |
| Taxa de compressão | 10,1: 1 | |
| Potência máxima | 75 kW (100CV) a 7.500 rpm | |
| Torque máximo | 104 Nm a 6.250 rpm | |
| Refrigeração | Líquida | |
| Ignição | Eletrônica | |
| Alimentação | Injeção eletrônica PGM-FI | |
| Embreagem | Úmida, multi-disco | |
| Câmbio | 6 velocidades com transmissão de dupla embreagem (DCT) opcional | |
| Ciclística | ||
| Chassis | Berço semi-duplo | |
| Suspensão dianteira | Garfo telescópico invertido Showa SFF-BP 43 mm, com ajuste de pré-carga, 150 mm de curso | |
| Suspensão traseira | Braço oscilante monobloco de alumínio com amortecedor a gás Pro-Link Showa, ajuste de pré-carga tipo dial hidráulico, curso do eixo de 150 mm. | |
| Freio dianteiro | Discos flutuantes duplos de 310 mm, pinças de quatro pistões e montagem radial | |
| Freio traseiro | Disco simples de 250 mm. Caliper de 2 pistões | |
| Roda dianteira | 120/600 R17 | |
| Roda traseira | 190/650 R17 | |
| Pesos e dimensões | ||
| Entre-eixos | 1.535 mm | |
| Comprimento | 2.240 mm | |
| Largura | 865 mm | |
| Altura | 1.360 mm (com tela para baixo) | |
| Altura do assento | 820 mm | |
| Peso seco | 238 kg (248 kg com DCT) | |
| Tanque | 20,4 litros | |
| PREÇO | N/D |

















