Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Aprilia lança big trail média, Tuareg 660 na Europa

Lucas Carioli 2 de agosto de 2021




A Aprilia apresentou hoje, para o mercado europeu, a Tuareg 660, sua nova big trail média. Com ela, a marca italiana espera brigar com as líderes do segmento, como Yamaha Ténére 700 e BMW F850GS.

Revelada pela primeira vez no Salão de Milão de 2019, a Tuareg 660 é impulsionada pelo mesmo motor de dois cilindros em linha que equipa a aclamada supersport RS660 e sua versão naked, Tuono 660. Aqui, no entanto, foram feitos alguns ajustes para melhorar o seu desempenho no Off-Road.

Os engenheiros de Noale inclinaram o motor para a frente em 15,8º, para aumentar a capacidade do tanque de combustível para 18 litros. A caixa de ar é nova e possui um acesso mais fácil, basta a remoção de dois parafusos. Os seus dutos de admissão são mais longos e o sincronismo das válvulas foi alterado.



Como resultado, a Tuareg 660 entrega 80 cv a 9.000 rpm e atinge um torque máximo de 7,1 kgf.m a 6.500 rpm. Como comparação, a RS660 chega a 95 cv a 10.000 rpm e 6,8 kgf.m a 7.500 rpm. Entretanto, é mais do que os 73 cv a 9.000 rpm e 6,9 kgf.m a 6.500 rotações da Ténéré 700.

O quadro é uma estrutura tubular de aço, padrão nesse tipo de moto, que utiliza o motor como membro principal. A moto conta com garfos dianteiros invertidos de 43 mm e um amortecedor traseiro de articulação progressiva – ambos com 240 mm de curso e ajustáveis. As rodas raiadas de 21 e 18 polegadas utilizam pneus Pirelli Scorpion Trail.

A parte eletrônica da Tuareg 660 é bem caprichada, começando com um painel digital TFT com controle de tração, controle de cruzeiro, controle de freio motor e três modos de pilotagem, Urban, Explore e Off-Road, onde você pode desligar completamente o ABS ou mantê-lo só na roda dianteira.

Tudo é envolto em uma carroceria minimalista com iluminação toda de LEDs. A altura do assento é de 860 mm (15 mm mais baixa do que a Ténéré 700), o que deve torná-la acessível a um espectro maior de aventureiros. Preço e disponibilidade não foram revelados, mas estima-se algo em torno dos € 12.000.




Tags: RS660 Slider Tuareg 660 Tuono 660

Post navigation

Previous MotoGP: Raul Fernandez vai correr na Tech3 KTM em 2022, diz imprensa alemã
Next Arai apresenta capacete em homenagem a Nicky Hayden

Leia também

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026
  • Notícias

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026

7 de outubro de 2025
Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve
  • Notícias

Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve

3 de outubro de 2025
Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029
  • Notícias

Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029

3 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.