Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

Energica apresenta novo motor elétrico com quase 170 cv, menor peso e mais alcance

Lucas Carioli 8 de julho de 2021




A Energica apresentou, essa semana, um novo motor elétrico que eles afirmam oferecer quase 170 cv, com uma redução no peso de 10 kg e um aumento no alcance de até 10%.

Batizado de EMCE (Energica Mavel Co-Engineering), o motor foi desenvolvido em parceria com a Mavel, empresa de pesquisa e desenvolvimento especializada em eletrônica nos alpes italianos. Eles já haviam trabalhado com carros antes, mas este projeto foi sua primeira incursão no mundo das duas rodas.

“A inovação é a principal força do nosso departamento técnico que, junto com a Mavel, encontrou a colaboração perfeita para ultrapassar os limites da tecnologia atual, aprimorando ainda mais um produto de alto desempenho”, afirma Giampiero Testoni, Diretor de Tecnologia da Energica.



“A introdução no mercado do novo motor EMCE estava programada somente para 2022, mas após dificuldades devido à situação da pandemia global de Covid-19, decidimos antecipar e em apenas seis meses desenvolvemos este trabalho de co-engenharia com a Mavel” completou Testoni.

A participação da Mavel foi utilizar o seu know-how para minimizar as perdas de energia por meio de mudanças de software, como novos algoritmos de controle e inovação de hardware, como um novo design de rotor que cria um fluxo de ar interno para resfriar os ímãs. O resultado foi uma melhoria considerável em todas as áreas.

A potência de pico pulou de 107 Kw (143 cv) para 126 Kw (169 cv), enquanto o peso foi reduzido em 10 kg e a autonomia melhorou em até 10%. O motor agora também é arrefecido a líquido, em vez de a óleo, o que, segundo a Energica, oferece um desempenho mais consistente e uma melhora sutil na pilotagem.

O motor EMCE deve aparecer nos próximos modelos da Energica, fabricante italiana que ganhou muito destaque como fornecedora da MotoE. Eles e os norte-americanos da Zero Motorcycles estão definitivamente liderando o ainda incipiente (mas em crescimento) mercado de motocicletas elétricas.




Tags: Energica Motos Elétricas Notícias

Post navigation

Previous Próxima Panigale V4 pode ter câmbio derivado da MotoGP
Next Harley-Davidson LiveWire vira “LiveWire One” no modelo 2022 e reduz preço

Leia também

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026
  • Notícias

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026

7 de outubro de 2025
Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve
  • Notícias

Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve

3 de outubro de 2025
Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029
  • Notícias

Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029

3 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.