Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

KTM apresenta a extrema 1290 Super Duke RR. Veja as fotos

Lucas Carioli 6 de abril de 2021


A KTM apresentou hoje (6) as primeiras imagens da 1290 Super Duke RR, versão extremamente esportiva da hypernaked austríaca. Apenas 500 unidades serão produzidas.

Conforme já havíamos antecipado aqui, a maior diferença dessa versão é a redução de peso em relação a 1290 Super Duke R, o que significa apenas 180 kg totais na balança. Isso foi conseguido graças ao emprego extenso da fibra de carbono.

O nobre material está por toda a parte, desde a carenagem, o subchassi, o protetor de corrente, o para-lama, os dutos de freio, a bandeja inferior – até mesmo a base do assento e a fechadura da ignição são feitos de fibra de carbono laminada.

Além disso, há uma nova mesa de direção usinada que economiza 320 gramas, novas rodas forjadas que retiram outros 1,5 kg e uma nova bateria de lítio mais leve (-2,5kg). No total, os engenheiros de Mattighofen conseguiram retirar 9 kg da motocicleta.


O motor de 1.301 cm³ não foi propriamente modificado, mas conta com um novo comando de acelerador de curso curto, caracterizado por um ângulo de abertura de 65 graus (7º a menos que o padrão) e uma nova ponteira Akrapovic de titânio. Um sistema de exaustão completo também está disponível (mas não é legalizado para as ruas).

Isso fez com que a potência final aumentasse um pouquinho, de 177 cv e 14,2 kgf.m a 8.000 rpm na versão R, para 180 cv com o mesmo torque na versão RR. Isso significa que a nova motocicleta tem uma relação peso/potência de 1:1, número mágico para quem busca performance pura.

Na suspensão, a moto vem com bengalas WP Apex Pro 7548 Close Cartridge totalmente ajustáveis. Na parte traseira, o amortecimento fica a cargo de um WP Apex Pro 7746. A motocicleta ainda conta com amortecedor de direção igualmente regulável e premium. Os pneus Michelin Power Cup2 foram concebidos para proporcionar ainda mais aderência.

O pacote eletrônico também foi otimizado, com uma menor intervenção do controle de tração em todos os modos. O modo Sport foi substituído pelo “Performance”, que permite que você mexa no TC e nas configurações do acelerador, habilite o controle de largada e desative o anti-wheelie.

Como dissemos, apenas 500 unidades serão produzidas da 1290 Super Duke RR por cerca de 25.000 euros (mais de R$ 140.000), enquanto a versão R custa aproximadamente € 20 mil. As encomendas devem ser feitas online no site da KTM a partir do dia 8 de abril, às 10h00 locais.


Tags: KTM Notícias

Post navigation

Previous MotoGP: novo desastre para a Petronas Yamaha em Losail. O que aconteceu dessa vez?
Next Mundial de Endurance: não teremos 24 Horas de Le Mans em 17/18 de abril

Leia também

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026
  • Notícias

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026

7 de outubro de 2025
Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve
  • Notícias

Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve

3 de outubro de 2025
Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029
  • Notícias

Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029

3 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.