A Yamaha está apresentando hoje (17) uma Tracer 900 completamente atualizada para 2021. Assim como já havia acontecido com a MT-09, a motocicleta estradeira ficou mais leve, potente, confortável e moderna.

A capacidade volumétrica do motor foi aumentada de 847 cm³ para 890 cm³, mas graças à novos pistões, bielas e eixos de comando o peso foi reduzido em 1,7 kg. A potência máxima aumentou para 117 cv a 10.000 rpm, enquanto o torque de 9,4 kgf.m é atingido aos 7.000 giros, ou seja, 1.500 rpm mais cedo.
Ao mesmo tempo em que está mais potente, a Tracer 900 está mais econômica. Graças a novos bicos injetores fixados nas laterais das válvulas do acelerador, a eficiência na queima do combustível foi aumentada em 9%, o que aumentou a autonomia da motocicleta para cerca de 350 km com um tanque de 18 litros.
Assim como a MT-09, a Tracer 900 (que passa a se chamar oficialmente Tracer 9) recebeu um quadro de alumínio próprio totalmente novo, que inclinou o motor mais verticalmente e dá uma melhor sensação na dianteira, de acordo com a Yamaha. O braço oscilante é 60 mm mais longo, mas o ponto de articulação mudou, então a distância entre eixos geral permanece a mesma, 1.500 mm.

O subchassi também é outro, mais leve e resistente e projetado para três peças de bagagem, o que possibilitou aumentar a carga em 7%, de 176 kg para 193 kg. Outra coisa que ficou mais leve: as rodas de dez raios relatam uma economia de 700 gramas. No geral, a Yamaha Tracer 900 acusa 212 kg na balança, ao invés de 214 kg.
Na ciclística, os garfos invertidos de 41 mm são totalmente ajustáveis e 30 milímetros mais curtos. O amortecedor traseiro, que também é regulável, está com uma nova posição de montagem e tem 122 mm de curso. A transmissão foi ligeiramente aumentada da primeira e segunda marchas. Os discos dianteiros tem 298mm de diâmetro e o traseiro 245mm. Os pneus são Bridgestone Battlax T32.
Com a introdução de uma nova IMU de seis eixos, a mesma da YZF-R1, uma série de guloseimas eletrônicas foi adicionada, como controle de deslizamento, controle de freio e controle de empinada (antiwheelie), que podem ser até um pouco supérfluos para o interessado na Tracer 900. Mais interessante é o controle de cruzeiro, ABS em curvas, os 4 modos de pilotagem e a iluminação completa de LED.

Tudo é visualizado e controlado em um painel digital TFT de 3 polegadas, de design parecido com o anterior, de LCD. Na versão básica, a altura do assento é de 835 milímetros (anteriormente 850 mm) e pode ser ajustado em duas posições. As pedaleiras podem ser movidas 15 mm para cima ou para baixo e o guidão, 9 mm para a frente e 4 mm para cima. O para-brisa, que está maior, pode ser ajustado em dez posições.
Se isso tudo não for suficiente para você, a Yamaha disponibiliza também a Tracer 900 GT, que ficou ainda mais sofisticada para 2021. Com ela você ainda leva para casa manoplas com aquecimento, luzes que acompanham o movimento do guidão nas curvas, quickshifter e conjunto de malas, além de uma suspensão semi-ativa desenvolvida em conjunto com a Kayaba.
Disponível nas concessionárias europeias a partir de março do próximo ano, a Tracer 900 básica será oferecida em duas cores: vermelho (Redline) e verde com cinza (Tech Kamo) por cerca de 11.500 euros. Já a versão GT conta com uma opção de cor exclusiva, semelhante à Yamaha R1m, e deve custar por volta dos € 14.000.
Yamaha Tracer 900 e 900 GT 2021 – Ficha técnica
| Motor | ||
|---|---|---|
| Tipo | 3 cilindros, 4 tempos, DOHC, 4 válvulas | |
| Deslocamento | 889 cm³ | |
| Refrigeração | Líquida | |
| Diâmetro x curso | 78×62,1 mm | |
| Taxa de compressão | 11,5: 1 | |
| Potência máxima | 117 cv a 10.000 rpm | |
| Torque máximo | 9,4 kgf.m a 7.000 rpm | |
| Alimentação | Injeção eletrônica | |
| Ignição | TCI | |
| Embreagem | Úmida, multidisco, com operação anti-salto | |
| Câmbio | 6 marchas com quickshifter | |
| Transmissão final | Corrente | |
| Ciclística | ||
| Chassis | Diamond de alumínio | |
| Suspensão dianteira | Garfo telescópico KYB de 41mm | |
| Suspensão traseira | Amortecedor único KYB | |
| Freio dianteiro | Disco duplo hidráulico, com ABS, 298 mm | |
| Freio traseiro | Disco hidráulico único, com ABS, 245 mm | |
| Roda dianteira | 120/70Z/17 M/C (58W) | |
| Roda traseira | 180/55//17 M/C (73W) | |
| Pesos e dimensões | ||
| Comprimento | 2.175 mm | |
| Altura | 1.430/1.470 mm | |
| Largura | 885 mm | |
| Distância entre eixos | 1.500 mm | |
| Altura do assento | 810/825 mm | |
| Capacidade do tanque | 19 litros | |
| Peso vazio | 213 kg (220 kg para a versão GT) | |
| Preço | € 11.500/14.000 |
