Prática, como sempre, a Honda apresentou ontem (11) todas as suas novidades para 2021 de uma só vez. E uma delas é o SH350i, que vai substituir o nosso conhecido SH300i no mercado europeu.
Como de praxe, o acréscimo de cilindrada se deve ao Euro5, solução para poder adotar catalisadores maiores sem perder potência. O diâmetro e o curso foi aumentado para 77 x 70,7 mm, fazendo o motor crescer de 279 cm³ para 330 cm³. A taxa de compressão foi elevada para 10,5:1.
Para aproveitar ao máximo o novo deslocamento, o comprimento e o tempo de levantamento das válvulas também foram modificados. Em comparação com o modelo anterior, o fechamento das válvulas de admissão e a abertura/fechamento das válvulas de exaustão foram retardados em 5º. Em ambas, a elevação foi aumentada em 0,3 mm.
Além disso, o virabrequim também foi redesenhado e está 10% mais leve. Para otimizar o resfriamento do pistão, um jato de óleo é pulverizado em sua parte inferior, o que permite antecipar o tempo de ignição e a eficiência da combustão. Tudo isso resultou em 29 cv a 7.500 rpm e 3,2 kgf.m a 5.250 rotações, ou 12,4% a mais que o SH300i.
Se o motor recebeu anabolizantes, a carroceria passou por uma dieta. Quadro e painéis de menor espessura, além de novos materiais nos componentes reduziram o peso em 1 kg, enquanto melhoraram a estabilidade e o conforto em altas velocidades, eles dizem. Na dianteira, o scooter monta garfos telescópicos de 35mm e disco de freio de 256mm. Na traseira, amortecedores duplos e disco de 240mm. O ABS é de dois canais.
O design também foi totalmente reformulado. O SH350i conta com um novo conjunto óptico, com farol duplo na parte de baixo e luzes de posição na parte de cima. A lanterna e os piscas redesenhados são integrados na parte traseira, entre as alças do passageiro, que agora são de alumínio. Toda a iluminação é de LED.
Um novo painel digital de LCD substitui o analógico anterior e reúne, além das informações básicas, todas as luzes de advertência, incluindo o HSTC, ABS e a nova função freio de advertência, que aciona as luzes ao detectar uma freada forte na estrada. Tudo é comandado por botões no lado esquerdo. O scooter ainda conta com chave presencial, que habilita a ignição, o compartimento de carga e o top case traseiro.
Falando em compartimento de carga, este pode acomodar um capacete integral e conta também com uma entrada USB para carregar um dispositivo móvel. A altura do assento é de 805mm (apenas 5mm a mais que a SH125/150 anterior), o assoalho é plano e o painel frontal conta com um gancho dobrável para carregar sacolas ou bolsas.
Disponível no mercado europeu nas cores vermelho metálico, prata metálico, branco perolizado ou preto, o SH350i chega às concessionárias da marca provavelmente junto com os demais scooters Forza 350 e Forza 750. O preço não foi anunciado, mas o atual SH300i ainda pode ser encontrado por cerca de € 6.000.
Honda SH350i – Ficha Técnica
| MOTOR | ||
|---|---|---|
| Tipo de motor | Cilindro único, 4 tempos, SOHC, refrigerado a líquido | |
| Deslocamento | 330 cm³ | |
| Diâmetro x curso | 77 x 70,7 mm | |
| Taxa de compressão | 10,5: 01 | |
| Potência máxima | 29 cv a 7.500 rpm | |
| Torque máximo | 3,2 kgf.m a 5.750 rpm | |
| Embreagem | Centrífuga automática; tipo seco | |
| Tipo de transmissão | CVT | |
| Transmissão final | Correia dentada | |
| Chassi | ||
| Quadro | Tipo coluna inferior de aço | |
| Suspensão dianteira | Garfo telescópico de 35 mm de diâmetro | |
| Curso dianteiro | ND | |
| Suspensão traseira | Amortecedores duplos | |
| Curso | ND | |
| Freio dianteiro | Disco único com pinça de pistão duplo, 256 mm | |
| Freio traseiro | Disco único com pinça de pistão único, 240 mm | |
| Pneu dianteiro | 110/70-16 | |
| Pneu traseiro | 130/70-16 | |
| Pesos e dimensões | ||
| Comprimento total | 2.160 mm | |
| Largura | 742 mm | |
| Altura | 1.161 mm | |
| Altura do assento | 805 mm | |
| Distância entre eixos | 1.452 mm | |
| Peso em ordem de marcha | 174 kg | |
| Tanque | 9,1 litros | |
| PREÇO | ND |



