Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Notícias

BMW apresenta linha R nine T renovada para 2021

Lucas Carioli 22 de outubro de 2020


A BMW Motorrad apresentou hoje (22) a linha 2021 da R nine T. A motocicleta retrô da marca alemã ganhou atualizações em todas as áreas e a pintura comemorativa de 40 anos da série GS, vista pela primeira vez na F850GS e R1250GS.

Apresentada pela primeira vez em 2013, a R nine T chegou a ser oferecida no Brasil, mas o segmento retrô não tem aqui o mesmo impacto que na Europa, onde possuem seis versões diferentes desde 2017. Embora não seja exatamente uma nova geração, podemos dizer que é a segunda vez que a moto passa por atualizações significativas.

O principal motivo foi enquadrar a R nine T aos novos limites de emissões do Euro5, que passam a ser obrigatórios em 1º de janeiro de 2021. Por isso, BMW realizou algumas mudanças no motor “Boxer”, mas sem precisar aumentar os seus 1.170 cm³. O cabeçote foi reprojetado, assim como a câmara de combustão para uma melhor queima.

Graças a isso e apesar de utilizar catalisadores maiores no escapamento, a potência máxima praticamente não se alterou, 109 cv a 7.250 rpm (anteriormente 110 cv a 7.750 rpm), assim como o torque, 116 Nm a 6.000 rpm. Mas eles afirmam que a sensação de força é mais tangível entre 4.000 e 6.000 giros.


Mais mudanças mecânicas são perceptíveis nos novos suportes de suspensão, com amortecimento dependente do curso (WAD) na dianteira e uma chave com cliques para ajustar a pré-carga da mola no amortecedor traseiro, recursos agora disponibilizados de série em todas as versões.

É na parte eletrônica onde a maioria das mudanças se concentra. Toda a linha agora se beneficia de ABS em curvas e de Controle Dinâmico de Freio (o acelerador é desligado em frenagens fortes) de série. O acelerador agora também é ride by wire, o que permite confortos extras, como controle de cruzeiro e os modos de pilotagem “Pro”.

Se você comprar uma R nine T normal ou a versão Pure, por exemplo, terá acesso ao “modo dinâmico”, que torna o acelerador mais responsivo e o controle de tração e ABS menos intrusivos. Já se preferir a versão Urban G/S ou Scrambler você obtém o “modo dirt”, que diminui bastante a influência do controle de tração na roda traseira permitindo derrapagens a granel.

O painel, embora analógico com informações digitais de LCD é novo, com dois mostradores circulares na R nine T normal e com apenas um mostrador nas demais. Todas as versões contam agora com um novo farol com iluminação de LED, inclusive nos piscas. Uma tomada USB para carregar o smartphone foi adicionada.

No final das contas, o estilo foi o que menos mudou, o que é uma boa notícia para os apreciadores do segmento. O design foi apenas realçado e conta com uma ampla gama de acabamentos de pintura exclusivos, inclusive a comemorativa de 40 anos da série GS, disponível na Urban G/S. Ainda há a  “Option 719”, que você pode customizar com quantos acessórios quiser. Sua chegada às concessionárias acontece apenas em 2021.

BMW R Nine T

BMW R Nine T Pure

BMW R Nine T Scrambler

BMW R Nine T Urban G/S

BMW R nine T Urban G/S 40 Years


Tags: BMW Motorrad Notícias R Nine T

Post navigation

Previous Ducati vai apresentar modelos 2021 em cinco episódios semanais
Next BMW expande linha custom com nova R18 Classic

Leia também

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026
  • Notícias

Ducati Multistrada V4 Rally ganha melhorias no modelo 2026

7 de outubro de 2025
Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve
  • Notícias

Próxima geração da MV Agusta Brutale será apresentada em breve

3 de outubro de 2025
Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029
  • Notícias

Honda investirá R$ 1,6 bilhão na fábrica de Manaus até 2029

3 de outubro de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.