Mais uma vez, a empresa “Icon 1000” deu vida nova a uma moto clássica do passado. A escolhida da vez foi uma Suzuki GSX 1100 S Katana, que foi totalmente refeita.
Lançada em 1982 com um motor de 1074 cm³ de 4 cilindros em linha e um design vanguardista, a Suzuki Katana foi um enorme sucesso de vendas para a marca de Hamamatsu. Quase 33 anos depois, no entanto, suas linhas soam extremamente datadas.
Nada que a Icon 1000 não possa resolver, no entanto. A empresa já havia aparecido no Notícias Motociclísticas no mês passado, ao renovar uma igualmente clássica Kawasaki GPZ 900, 1984. Agora foi a vez da Katana, que recebeu a alcunha de “Iron New Jack”.
As modificações na Katana começaram ao substituir o motor original por outro da Bandit 1200, de concepção semelhante, porém mais moderno. Outro radiador foi adicionado, no lugar onde originalmente era ocupado pelo farol. A iluminação ficou à cargo de uma faixa de leds, logo abaixo.
Para que o chassi pudesse resistir ao maior torque, as bengalas dianteiras e os freios foram reforçados, assim como o amortecedor traseiro, que passou a ser duplo. Placas de aço triangulares podem ser observadas bem na frente das pedaleiras, dando mais rigidez à junção.
O marcante design de toda a seção dianteira foi mantido como era. O mesmo não se pode dizer da rabeta, que ficou muito menor e com espaço apenas para o piloto. O escapamento também foi substituído, por um 4×1 sem ponteiras, que termina logo antes da roda traseira.
