Skip to content
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticas

  • Notícias
    • Recall
  • Matérias Especiais
  • Segredos
  • Alta Rotação
    • MotoGP
      • Moto2
      • Moto3
    • WorldSBK
    • MotoE
    • Mundial de Endurance
    • Road Racing
      • TT na Ilha de Man
      • North West 200
      • Macau
      • Ulster Grand Prix
    • Superbike Brasil
    • Moto1000GP
    • Off Road
  • História
    • Motos Históricas
  • Technik
  • Conceitos e Customizações
  • Vídeos
  • Conceitos e Customizações

Ducati Scrambler by Rough Crafts: o lado negro da força

Lucas Carioli 18 de agosto de 2017


Quando a Ducati lançou a Scrambler, há cerca de dois anos, a marca procurava estimular a criatividade dos proprietários em produzir versões customizadas de cair o queixo. E é exatamente essa reação que esse modelo produzido pela Rough Crafts provoca.

ducati-scrambler-by-rough-crafts-2017
Os macânicos da Rough Crafts deram ainda mais personalidade à Ducati Scrambler. (Fotos: Bike Exif)

De acordo com Winston Yeh, representante da Rough Crafts, a motocicleta foi construída para um amigo fã de Ducati e de corridas, mas que queria algo personalizado, mais leve e com mais desempenho para andar nas ruas.

“Ele gosta de motos de rua esportivas, mas algo como uma Panigale é demais porque ele não costuma ir à pistas de corrida“, explicou Winston. O plano era simples. Deixar a Scrambler Icon ainda mais leve, limpa e forte.

O trabalho começou instalando os garfos de uma Panigale 1199, cujos tubos externos foram devidamente escurecidos. As mesas do guidão foram substituídas por unidades da CNC Racing, enquanto que o amortecedor traseiro foi providenciado pela Gears Racing.

As rodas vieram da marca britânica BST, em fibra de carbono com 17 polegadas, enquanto que a transmissão de potência ficou garantida com uma relação AEM Factory. Os pneus são de competição, os famosos – e pegajosos – Pirelli Rosso Corsa.

Para deixar o visual ainda mais esportivo, eles optaram por trocar a balança original da Scrambler e colocar, em seu lugar, a de uma Monster 1200. O encaixe, no entanto, foi complicado precisando de calços no lado do motor e o suporte movido em 1,5 polegadas para a esquerda.

O braço oscilante também é quatro centímetros mais longo que o da Scrambler, então os mecânicos da Rough Crafts prolongaram o amortecedor traseiro, para evitar aquela aparência de “drag-bike”. O resultado foi que a distância entre-eixos é agora praticamente a mesma da Monster 1200.

O sistema de freios também ganhou atenção especial e foi desenvolvido pela francesa Beringer, que já pode ser considerada como uma colaboradora regular da Rough Crafts. Eles forneceram o cáliper e o cilindro mestre, enquanto que os discos são da Brembo, com especificação de World Superbike.

No “cockpit”, as manoplas e os espelhos vieram do catálogo da Motogadget, já conhecida marca de peças alternativas para motocicletas. O tanque manteve seu desenho original, mas a Rough Crafts teve uma criativa ideia para eliminar o painel de instrumentos: eles o moveram para o tanque de gasolina, mantendo as informações organizadas em um único mostrador digital redondo.

“Nós gostamos de um cockpit limpo, mas o sistema eletrônico moderno torna a remoção do painel uma enorme dor de cabeça“, explicou Winston. “Então, em vez de passar por isso novamente, nós o realocamos para o tanque de gasolina, o que ‘limpou’ a dianteira – e dá esse olhar ‘super despojado’ sem perder nenhuma função“.

O assento e a rabeta são novos, no entanto. “O assento em curva original foi inspirado na Ducati Scrambler vintage, mas não me atrai: sempre parece um pouco ‘pesado’“, confessa Winston. “Então fizemos painéis laterais em fibra de carbono que endireitam a linha lateral sem qualquer corte ou soldagem no quadro“. Curiosamente a lanterna traseira foi mantida “porque simplesmente combinava com as linhas“, aponta.

As mudanças no motor não foram profundas, limitando-se à um novo filtro de ar e tampas novas. E ia ficar apenas nisso se eles não tivessem se deparado com um escapamento HP Corse GP07. “Eles tiveram a gentileza de nos ceder uma unidade inicial“, conta Winston. “Tivemos que fazer uma pequena modificação para que os canos se encaixassem, mas ficou sexy demais para deixar de lado“.

O resultado final foi uma motocicleta potente, com um visual agressivo, mas ainda assim funcional o suficiente para te levar e trazer do trabalho com diversão e estilo. Sem dúvida, um dos melhores trabalhos já feitos pela Rough Crafts.


Tags: Conceitos e Customizações Ducati Rough Crafts Scrambler Icon

Post navigation

Previous De volta às pistas, Bradl espera fazer bonito em Lausitzring
Next Quintanilla vence Rali do Atacama pela 5º vez consecutiva

Leia também

BMW R1300GS customizada aparece em corrida e levanta suspeitas de que seja uma M1300GS
  • Conceitos e Customizações

BMW R1300GS customizada aparece em corrida e levanta suspeitas de que seja uma M1300GS

19 de agosto de 2025
BMW revela conceito radical movido a nitro baseado na R1300R
  • Conceitos e Customizações

BMW revela conceito radical movido a nitro baseado na R1300R

17 de julho de 2025
BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical
  • Conceitos e Customizações

BMW mostra nova geração da S1000RR através de conceito radical

23 de maio de 2025
Notícias Motociclísticas

Notícias Motociclísticias© Todos os direitos reservados | DarkNews by AF themes.